Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Quando diferentes culturas se encontram pelo mundo, seja qual for o motivo, boa música costuma resultar de tal mistura. Mesmo a partir de contextos tristes e devastadores – muitas vezes especialmente de tais situações, como cura, resistência e meio de sobrevivência – a música costuma ser uma das mais importantes portas de entrada para o encontro entre diferentes culturas e povos. Para promover tal encontro, e como meio de oferecer uma chance aos refugiados por toda a Europa, que o maestro catalão Jordi Savall criou a primeira orquestra de refugiados do mundo.
Reunindo hoje quinze músicos de países como Síria, Belarus e Turquia, entre outros, o projeto foi batizado de “Orfeu XXI, Música pela vida e dignidade”. Para o maestro, a origem desses músicos reforça ainda mais o rico potencial que o projeto oferece, em termos rítmicos, melódicos e harmônicos, pois a ideia é que os músicos possam aprender e ensinar através da orquestra – e que tudo se reflita em um resultado musical mais interessante e plural.
“Trata-se também de um projeto pedagógico e artístico, com refugiados que já estão na França, Espanha, Noruega e Alemanha”, afirmou o maestro, lembrando que os músicos trabalharão também como instrutores para crianças refugiadas ou carentes em áreas pobres dos países para onde migraram. A orquestra Orfeu XXI já possui quatro apresentações agendadas para o verão europeu de 2017, mas seu principal propósito parece ser mesmo o uso da orquestra como veículo para um mundo melhor e mais inclusivo. Não há, afinal, fronteira ou muro que possa conter a música do mundo.
© fotos: reprodução
Publicidade
A bola já está rolando na Copa do Mundo e, para acompanhar tudo que acontece em campo, vale ficar de olho no esporte...
O grande sintoma do racismo estrutural brasileiro dentro de nossa literatura se dá justo com nosso maior autor – e...
Chá, a bebida favorita da Rainha da Inglaterra, é uma bebida querida por muitas pessoas ao redor do mundo. Para...
Muitos de nós não temos como lembrar da primeira vez em que vimos ou ouvimos algo. Agora imagine só passar a sua...
A Book Friday está se aproximando e nada melhor do que aproveitar as ofertas antecipadas e já garantir alguns livros...
A professora de yoga Oriane de Souza, moradora da cidade de Morretes, no litoral do Paraná, presenciou uma das imagens...
Apesar de algumas pessoas insistirem em dizer que não há desigualdade na forma como as pessoas negras são tratadas,...
Quando se aposentou aos 60 anos, após trabalhar por mais de 40 em um grande banco local, a japonesa Masako Wakamiya...
Lucile Randon, também conhecida com Irmã André, faleceu aos 118 anos. A freira francesa era considerada a mulher...