Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Para manter de pé esse mundo cada vez mais industrializado, o furioso consumo de materiais essenciais como madeira e água vem desestabilizando e ameaçando ecossistemas e comunidades – e, na soma, o planeta como um todo – da onde são tirados. Dentre tais matérias primas, uma delas, fundamental para a construção civil, oferece um dilema único: a areia. 40 bilhões de toneladas de areia são demandas pelo mundo anualmente, e no entanto, diferentemente da madeira ou da água, a areia não é renovável.
E essa fonte está começando a secar. O problema maior evidentemente não está para as empresas – que precisam urgentemente, em todos os setores, conter e controlar tanto o consumo quanto a produção – mas sim nas comunidades e ecossistemas da onde esta areia é retirada. Praias e ilha inteiras já estão ameaçadas de extinção por conta da demanda por areia – e foi pensando nisso que a cervejaria neozelandesa DB Breweries criou uma máquina que transforma garrafas em areia nova.
Como 70% do vidro já é mesmo areia, o processo se reverte em um resultado praticamente natural novamente. Milhares de toneladas de garrafas de vidro são despejadas em lixões e outros depósitos anualmente, e com a máquina, essas garrafas podem voltar a ser areia – a ser oferecida justamente às construtoras e outras indústrias que utilizam areia como materia prima. Claro que o vidro é só um dos incontáveis produtos feitos a partir do material – de remédios à chips – mas já é um começo.
A solução real não é simples, e exige uma revisão gigantesca de todo o modo de produção e consumo global – envolvendo diversos países, empresas, legislações em graus diversos.
De qualquer forma, a máquina da DB Brewerie – que por enquanto funciona para somente um de seus produtos – pode servir como ponto de partida para iniciativas maiores e mais gerais, que possam não só reverter parte do dano, como também impedir danos futuros maiores.
Ainda assim, e em todo caso, é preciso que o mundo mude sua maneira de viver – pois quem paga a conta de tudo isso, no final, sempre somos nós.
[youtube_sc url=”https://www.youtube.com/watch?v=7uOukrxj4sY” width=”628″]
Publicidade
Cada vez mais se confirma que o futuro do transporte é mesmo o veículo automatizado e sem motorista – dirigido por...
Se viajar é um dos maiores prazeres que podemos ter nesse nosso planeta, muitas vezes o alto custo dos pacotes de...
Em uma metrópole como São Paulo, são muitos os problemas derivados da quantidade carros na rua. Poluição, barulho,...
Você já deve ter visto aquelas caixas cheias de pinos que tomam a forma de qualquer coisa que você encosta. É comum...
O que você faria se, aos quase 90 anos, perdesse sua esposa e um filho? Enquanto que a maioria de nós iria sucumbir...
Normalmente quando falamos em prótese para mulheres, já vem logo à cabeça: silicone. Foi aí que a empresa Aviya...
Você gosta mais de batata ou mais de estudar? Como já dizia o sábio Charlinho, na dúvida, goste mais de um e mais...
Essa vending machine, que está sendo desenvolvida por uma parceria entre Sanden, Intel e Okaya Eletronics, possui um...
De acordo com a empresa americana Mobisante mais de 70% da população mundial não tem acesso a aparelhos de...