Empreendedorismo

Pesquisa conclui que injustiça no salário traz problemas de coração

por: Redação Hypeness

Trabalhar muito e ganhar pouco dói no bolso e no coração. E não é só modo de falar: segundo uma pesquisa feita na Universidade de Bonn, na Alemanha, o sentimento de receber um salário injusto pode trazer problemas cardíacos a longo prazo.

O estudo foi conduzido em parceria por economistas e médicos do Instituto de Comportamento e Desigualdade. A equipe de pesquisadores analisou dados econômicos e criou um experimento para verificar como a remuneração desproporcional afetava a atividade do coração.

Oitenta alunos da universidade foram divididos entre duplas com um “chefe” e um “funcionário”. Enquanto o funcionário tinha que resolver atividades monótonas no computador, o chefe ficava livre para fazer o que quisesse, inclusive tirar um cochilo.

Quanto mais acertos na atividade, mais dinheiro a dupla acumulava. Ao final, quando o chefe dividia os ganhos, ficando com uma fração geralmente maior do que o funcionário dizia esperar, os pesquisadores mediam as alterações no ritmo cardíaco.

O estudo concluiu que receber menos do que se considerava justo causou grandes variações dos batimentos, o que os pesquisadores ligam ao stress e ao risco de desenvolver doenças cardíacas a médio e longo prazo.

SalarioHeart1

Todas as imagens: Reprodução

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Pride Bank: conheça o primeiro banco digital LGBT do mundo