No último dia 9 foi lançada em São Paulo a plataforma Conectados, um projeto da ONG Bela Rua em parceria com o Conexão Cultural, que visa promover acesso a produtos e também a contratação de serviços oferecidos por refugiados e imigrantes que vivem em São Paulo.
Qualquer pessoa pode conhecer os produtos e serviços que o migrante tem a oferecer, como aulas de culinária, dança, línguas, artesanato, entre outras. A ideia da plataforma é não só valorizar a cultura do migrante, mas também ser uma facilitadora na inserção dele na sociedade brasileira.
Hoje a plataforma conta com 161 serviços oferecidos por 112 migrantes de 19 países, como Bolívia, Marrocos, Palestina, Síria, Angola e Camarões. Há migrantes oferecendo mais um tipo de produto ou serviço e, por enquanto, a plataforma abrange somente São Paulo capital.

Juliana Barsi, da ONG Bela Rua, contou ao Migramundo que a reação ao projeto tem sido bastante positiva, tanto dos migrantes quanto do público em geral. Desde o lançamento da plataforma, de 3 a 4 migrantes entram em contato diariamente com o Conectados para se cadastrar na plataforma.
No futuro, a ideia é oferecer capacitação aos migrantes interessados em divulgar produtos e serviços na plataforma. Ainda segundo Juliana, desenvolver esse lado mais empreendedor do imigrante é uma maneira de ajudá-lo a se inserir no mercado.
Via © Migramundo