Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Se um cidadão francês, nascido em Paris, decidir vestir-se somente como um carioca, aprender o português, e passar a desfilar pelas ruas do Rio com uma camisa do flamengo e um chinelo de dedo, ninguém vai lhe acusar de ter deixado de ser francês. Por quê então mantemos esse terrível hábito, diante das pessoas de origem indígena?
Foi para combater o preconceito contra o indígena que não cumpre o estereótipo do índio que trazemos em nosso imaginário – como se esse não tivesse direitos, ou mesmo não fosse mais indígena – que a agência J. Walter Thompson criou a campanha #MenosPreconceitoMaisÍndio.
O filme é protagonizado pelo povo Baniwa, habitante da região conhecida como “cabeça de cachorro”, na parte mais noroeste da Amazônia. O projeto visa desmistificar a ideia de que existiriam índios “mais puros” do que outros, e quebrar o preconceito de que os indígenas que – como todo e qualquer povo ou etnia – ao longo do tempo se transformaram e transformaram também seus hábitos e tradições deveriam ter menos direito por suas raízes do que outros índios.
[youtube_sc url=”https://www.youtube.com/watch?v=uuzTSTmIaUc” width=”628″]
A etnia Baniwa mantém a língua, a relação com o meio-ambiente e a organização social tradicional de suas raízes e, ao mesmo tempo, se permitem incorporar diversos hábitos não-indigenas em sua cultura e cotidiano. Eles toparam participar da campanha justamente por serem questionados de suas identidades o tempo todo.
O projeto revela o racismo com os índios no Brasil, e ainda aponta um tipo forte de origem de quase qualquer pensamento preconceituoso: a ideia de que outras pessoas possuem o poder de determinar o que determinado grupo pode ou deve fazer – quando, sabemos bem, todo mundo tem direito de ser livre, sem ter sua identidade questionada por isso.
Se o “homem branco” tanto mudou em 500 anos, por quê não poderiam também mudar os que estavam aqui antes do europeu chegar?
© fotos: reprodução
Publicidade
As belas homenagens ao time da Chapecoense e às pessoas que faleceram no acidente aéreo oferecem ao menos certo...
Era só um passeio simples na vida de Bal Gill. Durante uma visita ao 'Camara Obscura and World of Illusions', uma das...
Um país que celebra a ditadura militar que ajudou a perfurar ainda mais fundo o fundo do poço de sua história, e que...
A atriz Jéssica Ellen compartilhou um relato sobre sua gravidez. Na última segunda-feira, dia 13 de junho, a artista...
Aos 51 anos, Julie Loving, deu à luz à própria neta, Briar Juliette Lockwood, que nasceu no início do mês, em um...
A concentração do menino Jake, um dedicado estudante de 5 anos de idade, de um pequeno vilarejo no país africano de...
Considerado um dos maiores gênios da pintura mundial, Van Gogh é dono de centenas de telas reconhecidas e apreciadas...
O primeiro dia de trabalho é sempre cercado de expectativas e um certo nervosismo. Apesar da frase ‘a primeira...
Nem todas as noites são de sono pesado e descanso absoluto, mesmo depois de um dia cansativo nada garante que a noite...