Debate

Site cria questionário para internautas provarem que leram as matérias antes de comentar

por: Gabriela Alberti

A NRK, uma emissora pública de televisão e rádio da Noruega, resolveu implantar uma espécie de quiz para que seus leitores possam comentar nas matérias publicadas em seu site.

Para ter acesso aos comentários, o internauta precisa responder três perguntas de múltipla escolha sobre o assunto da matéria. A medida foi tomada para tentar diminuir comentários e ataques infundados entre leitores, que na maioria das vezes acontecem por falta de informação.

NRKquiz

“Nós achamos que deveríamos fazer a nossa parte para tentar garantir que as pessoas tivessem uma base comum antes de comentar. Se todos concordarem que é isso que o artigo diz, eles têm uma base muito melhor para comentar sobre ele”, explicou o jornalista Ståle Grut ao site Nieman Lab.

A ferramenta foi instalada há um mês e, por enquanto, tem dado certo. Uma maneira simples e inteligente de incentivar debates saudáveis sobre os temas publicados. Será que funcionaria aqui no Brasil?

Imagens © Reprodução

Publicidade


Gabriela Alberti
Aquariana, curitibana, canhota e (só um pouco) teimosa. Curiosa desde o berço, tô sempre em busca de novidades, da senha do wi-fi, de novas séries para virar o fim de semana e de passagens promocionais para, quem sabe um dia, dar a volta ao mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
‘Soco nos terraplanistas’: Globo prova que Terra é redonda e internet celebra