Canais Especiais Hypeness
-
Orgulho LGBTQIA+
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Quando tinha 18 anos, um assalto mudou a vida de Rodrigo Mendes. O disparo de uma arma deixou o jovem tetraplégico, o que tornou impossível que ele realizasse uma tarefa de que gostava bastante: dirigir. Pelo menos até agora, quando a tecnologia quebrou uma barreira.
Desenvolvido em parceria pela Rede Globo e pelo Instituto Rodrigo Mendes, fundado por ele para colaborar com a educação de qualidade para pessoas com deficiência, um carro de corrida comandado pela atividade cerebral permitiu que Rodrigo lembrasse da infância, quando era fã de Fórmula 1.
O autódromo Velo Cittá, que fica na cidade de Mogi Guaçu, interior de São Paulo, foi palco da estreia da tecnologia, criada por mais de 100 profissionais de diferentes áreas da Globo. Um software mapeia os impulsos elétricos produzidos pelas ondas cerebrais do piloto e, graças a sensores instalados no capacete, envia os dados para um computador de bordo conectado ao sistema de direção.
O carro é equipado com um sistema de controle totalmente computadorizado, que aciona direção, acelerador, freio, embreagem e mudança de marcha. Para garantir a segurança, o veículo conta com um receptor remoto e uma comunicação direta com as equipes no box.
“O mais difícil de ser superado não é a limitação física. É a limitação do preconceito, a limitação da indiferença, a limitação imposta pela sociedade”, diz Rodrigo. Para ele, os desafios aparecem na comunicação, na arquitetura, na mobilidade urbana e principalmente nas atitudes. Mas, quando existe o compromisso de mudar, é possível diminuir as barreiras. “O desafio de se construir uma sociedade inclusiva é meu, é seu, é de todos”, conclui.
[youtube_sc url=”https://www.youtube.com/watch?v=gK7phgZB4KU” width=”628″]
Todas as imagens: Reprodução/Rede Globo
Publicidade
Esqueça os incensos, os cachimbos manufaturados de bambu, os gnomos, e qualquer outra estética hippie ou...
Ainda não existem provas concretas para comprovar que os casos de objetos voadores não identificados investigados...
Todo mundo já passou pela situação de estar conversando com um crush online e não saber se a pessoa está ou não...
Nascem a cada dia novos dispositivos para auxiliar as pessoas em suas atividades físicas. Mas se muitos são centrados...
A USP conta com um projeto que foi idéia dos alunos da POLI, Maurício Matsumoto e Maurício Villar. O PedalUSP é...
A ideia é simples, mas o impacto é enorme: utilizar a insaciável sede por dar e receber informações em tempo real...
Você imagina como poderia ser a vida de uma pessoa que é cega e só consegue enxergar quando outra pessoa toca nela?...
Situado na ilha de Cozumel, em Puerta Maya, no México, está o Clear Lounge - o primeiro bar de oxigênio subaquático...
Dividir a vida com outra pessoa é uma delícia. Ter um cobertorzinho de orelha para te esquentar quando esfria então,...