Inovação

Tecnologia permite que tetraplégico guie carro de corrida por comandos cerebrais

por: Redação Hypeness

Quando tinha 18 anos, um assalto mudou a vida de Rodrigo Mendes. O disparo de uma arma deixou o jovem tetraplégico, o que tornou impossível que ele realizasse uma tarefa de que gostava bastante: dirigir. Pelo menos até agora, quando a tecnologia quebrou uma barreira.

Campanha de Fórmula 1 - tudo começa pelo respeito.

Desenvolvido em parceria pela Rede Globo e pelo Instituto Rodrigo Mendes, fundado por ele para colaborar com a educação de qualidade para pessoas com deficiência, um carro de corrida comandado pela atividade cerebral permitiu que Rodrigo lembrasse da infância, quando era fã de Fórmula 1.

O autódromo Velo Cittá, que fica na cidade de Mogi Guaçu, interior de São Paulo, foi palco da estreia da tecnologia, criada por mais de 100 profissionais de diferentes áreas da Globo. Um software mapeia os impulsos elétricos produzidos pelas ondas cerebrais do piloto e, graças a sensores instalados no capacete, envia os dados para um computador de bordo conectado ao sistema de direção.

Campanha de Fórmula 1 - tudo começa pelo respeito.

O carro é equipado com um sistema de controle totalmente computadorizado, que aciona direção, acelerador, freio, embreagem e mudança de marcha. Para garantir a segurança, o veículo conta com um receptor remoto e uma comunicação direta com as equipes no box.

O mais difícil de ser superado não é a limitação física. É a limitação do preconceito, a limitação da indiferença, a limitação imposta pela sociedade”, diz Rodrigo. Para ele, os desafios aparecem na comunicação, na arquitetura, na mobilidade urbana e principalmente nas atitudes. Mas, quando existe o compromisso de mudar, é possível diminuir as barreiras. “O desafio de se construir uma sociedade inclusiva é meu, é seu, é de todos”, conclui.

Ramon Vasconcelos/Rede Globo

Screen Shot 03-28-17 at 08.52 PM

Screen Shot 03-28-17 at 08.51 PM 001

Todas as imagens: Reprodução/Rede Globo

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Empresa se orgulha de ter lançado o primeiro sanduíche de sorvete sabor hot dog do mundo