Debate

[Vídeo] Chega de Fiu Fiu: uma revolução que começou há 4 anos pelo direito de estarmos nas ruas

por: Redação Hypeness

Há quatro anos, uma campanha silenciosa começava contra o assédio na rua. Era uma campanha pelo direito das mulheres de andarem nas ruas sem serem desrespeitadas, intimidadas ou assediadas que foi ganhando força e voz nos últimos anos e está prestes a se tornar um documentário.

O Chega de Fiu Fiu foi financiado coletivamente através de uma campanha na plataforma Catarse. A ideia do documentário surgiu como uma continuação da campanha lançada pelas jornalistas Juliana Faria e Karin Hueck em 2013 contra o assédio. Na época, as duas realizaram uma pesquisa que contou com quase oito mil mulheres entrevistadas: destas, 99,6% disseram já ter recebido cantadas nas ruas e 84% relataram não ter gostado deste tipo de aproximação.

chega2

O resultado é um filme que está prestes a ser lançado, com direção de Amanda Kamanchek e produção da  Brodagem Filmes. A proposta é que três mulheres de diferentes regiões do país saíssem às ruas com óculos equipados com microcâmeras. Ao serem alvo de assédio nas ruas, elas não iriam abaixar a cabeça, mas sim interagir com o ofensor para saber o porquê daquele tipo de abordagem.

chega3

As mulheres que participam do documentário são Rosa Luz, de Brasília (DF); Raquel Carvalho, de Salvador (BA); e Teresa Chaves, de São Paulo (SP). Além delas, também foram chamados homens para a conversa, bem como especialistas que buscam entender como o assédio contra a mulher foi normalizado na sociedade.

Embora ainda não tenha data divulgada para lançamento, o primeiro trailer da produção foi publicado na página do Facebook do projeto nesta terça-feira, 7.

Espia só:

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
‘Contribua com sua vida para salvar a economia’, diz prefeito de Porto Alegre sobre isolamento