Inspiração

Yoko Ono pede depoimentos de brasileiras vítimas de violência doméstica para mostra em SP

por: Redação Hypeness

Yoko Ono é uma daquelas artistas que está sempre surpreendendo. Mesmo já tendo passado dos 80 anos, ela continua com sua carreira cada vez mais contestadora. Agora, a mostra O Céu Ainda é Azul, Você Sabe… deverá chegar a São Paulo no dia 1º de abril para se instalar no Instituto Tomie Ohtake.

Além de contar com diversas obras da artista, a exposição também pretende tocar na ferida sobre a violência contra a mulher em uma das obras mais impactantes da carreira de Yoko Ono. Para compor a obra, a artista pede que mulheres brasileiras de todas as idades enviem relatos de violência de gênero sofrida, junto com uma fotografia de seus olhos. Os relatos devem ser enviados por Whatsapp (11 989006773) ou e-mail (estamosemergindo@gmail.com) e podem ser acompanhados ou não do nome da pessoa, embora a mostra sugira não usar o nome completo.

O procedimento é o mesmo usado pela artista para criar a mostra em outros países por onde a obra passou (a foto acima mostra como foi a exposição no México). A chamada foi publicada através da página do Facebook do Instituto Tomie Ohtake na última quarta-feira, 8.

O espaço expositivo exibirá ainda 65 instruções da artista em uma obra que convida os expectadores a participar da criação de pequenos momentos poéticos. A primeira das instruções, criada em 1955, sugere apenas: “acenda um fósforo e assista até que se apague“. Entre as outras obras que estarão presentes na mostra estão dois filmes que contaram com a participação de John Lennon: no primeiro deles, Estupro, ele foi codiretor; no segundo, intitulado Liberdade, Lennon compôs a trilha sonora.

A exposição fica em cartaz no Instituto Thomie Otake, em São Paulo, de 1 º de abril até 28 de maio. Os ingressos para a exposição, que conta com curadoria de Gunnar B. Kvaran e Paulo Miyada, custam R$ 12 – nas terças-feiras, a entrada é gratuita.

Foto em destaque © AP/Rebecca Blackwell

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Quarentena e skincare: cuidar da pele também é uma forma de autoconhecimento