Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Se para você a cor cinza num muro só pode significar uma parede sem graça, está na hora de conhecer o trabalho do grafiteiro Gustavo Nénão. Usando vários dos 65 tons de cinza existentes, Nénão tenta dar vida às cidades, transformando ambientes em lugares mais agradáveis.
O grafite chamou a atenção de Gustavo, nascido e criado em Campinas, quando ele tinha 12 anos e viajou para São Paulo. De início ele nem sabia como aquele tipo de arte se chamava, mas logo que descobriu foi atrás de revistas para aprender mais. Ele voltava da escola a pé para economizar o dinheiro do ônibus e poder ir para a capital observar mais obras.
O grafite virou profissão nove anos depois, enquanto cursava a faculdade de Publicidade e Propaganda. Foi graças aos estudos de arte e cores que ele começou a se interessar pelo cinza. “A ideia é devolver para a cidade o que ela dá para a gente”, contou em entrevista ao Hypeness. “Minha ideia sempre foi transformar o que o pessoal vê como negativo em algo alegre”.
Crianças sorrindo e animais eram comuns nos primeiros trabalhos, sempre tentando levar o lúdico à cidade. “Olhar para o lado e ver uma imagem que te tira um pouco da correria do dia a dia pode mudar o cotidiano”, diz. “Através da arte gosto de levar à reflexão de que a vida pode ser boa”, completa.
O talento de Gustavo tem sido reconhecido não só em Campinas, onde nasceu, e na capital São Paulo, mas em vários países do mundo. Ele já deixou suas marcas em na América do Sul, nos Estados Unidos e na Europa, e até fez parte de uma exposição em Nova York promovida por Michelle Obama.
Confira mais algumas obras de Nénão:
Todas as fotos © Gustavo Nénão
Publicidade
Enquanto a maioria de nós diante de um carro imundo e coberto de poeira só consegue pensar em uma mangueira, um balde...
Queria mesmo ter 89 mil dicas para a agenda desta semana, mas as poucas e boas desta seleção valem mais que uma...
A ilustradora Sally Nixon decidiu que iria criar uma ilustração por dia durante um ano. A ideia surgiu em abril de...
Por mais maravilhosas que a internet, as redes sociais e as novas tecnologias sejam, elas também parecem diariamente...
Dono da mais sólida obra de fantasia em toda literatura, com milhões de leitores fieis como verdadeiros seguidores de...
Quem se depara com as pinturas de Nelson Makamo precisa estar pronto para viajar e conhecer novas pessoas. As obras...
A arte não começou a retratar pessoas negras hoje. Durante séculos, pinturas traçavam homens e mulheres negros como...
Enquanto o senso comum nos convida a olhar pra cima, para miramos o céu e os mistérios do que vem do alto, o...
O que fazer com um monte de papelão que sobrou das caixas de encomendas que chegaram pelo correio? Separar para a...