Inspiração

A incrível história por trás da guitarra com que John Frusciante compôs ‘Under The Bridge’, do Red Hot

por: Vitor Paiva

O amor de um músico por seus instrumentos de estimação se constrói não só pela qualidade do som ou pelo prazer de tocar o instrumento propriamente, mas também – feito fosse de fato uma pessoa querida, um parente ou um amante – pelas vivências divididas com, no caso, a guitarra. Compor uma grande canção em determinado instrumento é, portanto, uma conexão direta que se estabelece entre o compositor e o objeto. A incrível história da Fender Duo Sonic, instrumento de 1965 do guitarrista John Frusciante, do Red Hot Chili Peppers, ilustra como muitas vezes o destino de um instrumento está trançado com o destino do seu dono.

Frusciante3

O relato foi contado por Dave Lee, antigo técnico de guitarras de Frusciante, para o site brasileiro JFEffects, especializado no trabalho do guitarrista do Chili Peppers. Segundo Lee, a equipe da banda estava um dia preparando um local de ensaio em Hollywood, na Califórnia, quando um garoto, ainda no final da adolescência, apareceu com uma guitarra na mão. “Estava destruída. [Segundo o garoto] A guitarra esteve, em algum momento passado, dentro de uma piscina. Em outro momento, foi apreendida pela polícia como prova de um crime. E o menino disse que a guitarra havia sido do John [Frusciante]”.

Frusciante4

Frusciante e algumas de suas guitarras – entre elas, a Fender Duo Sonic

O menino estava lá para devolver a guitarra para Frusciante, que ainda não havia chegado. Dave Lee se prontificou a entregar o instrumento quando a banda chegasse para ensaiar, e se despediu do menino pensando se tratar de uma história inventada por um fã que gostaria de simplesmente se aproximar da banda. O jovem entregou o instrumento e foi embora.

Frusciante1

Frusciante5

Dave Lee trabalhando com Frusciante

Quando Frusciante enfim chegou, a equipe lhe contou com descaso a história, e lhe entregou o instrumento. O guitarrista pegou a guitarra na mão, observou-a, sorriu discretamente e disse: “Uau”. “Eu perguntei “Como assim, uau?”. Então John disse, “Eu compus ‘Under the Bridge’ nessa guitarra”. Segundo Dave Lee, o garoto nunca mais apareceu nem foi visto novamente.

Frusciante2

© fotos: divulgação

Publicidade


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Campanha para o Dia do Rock recria capas de disco com cachorrinhos