Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
A italiana Gucci parece disposta a entrar na lista de marcas que desafiam a falta de diversidade na indústria da moda. Pela primeira vez, a grife lançou uma campanha estrelada só por modelos negros – e em sintonia com o tema da coleção.
“Soul Scene” é o nome da coleção pre-fall, inspirada no movimento musical Northern Soul, nascido no norte da Inglaterra ao fim da década de 60. Trata-se de uma vertente da música soul negra americana, mas que priorizava artistas alternativos aos hits da Motown.
Alessandro Michele, estilista e diretor criativo da Gucci, teve a inspiração para o tema ao visitar uma exposição fotográfica sobre o estilo de vestimenta “dândi e da masculinidade negra”. O trabalho de Malick Sidibé, que fotografava a cultura jovem do Mali nos anos 60, foi uma grande referência.
Para divulgar a coleção foram selecionados modelos e dançarinos, todos negros, contrariando uma tendência da indústria de moda de priorizar sempre os brancos. A falta de modelos negros, árabes, latinos ou representantes de outras minorias tem sido criticada constantemente.
A iniciativa foi elogiada por boa parte do público, mas há quem diga, como R. Eric Thomas, do NY Times, que se trata apenas de uma estratégia da marca para surfar na onda da diversidade. Alguns internautas também questionam se o que a grife fez pode ser considerado apropriação cultural. E você, o que acha?
Todas as fotos © Glen Luchford/Gucci
Leia também: Projeto reúne fotografias de negros pelo mundo para desfazer estereótipos sobre estilo
Publicidade
Todos os anos no Japão, por conta das colheitas nas plantações de arroz, pilhas e pilhas de palha ficam sobrando....
Já pensou em pedir para seu priminho mais novo, sobrinho ou filho desenhar qual sua comida preferida? Para muitas...
Esses dias voltei ao período colonial por alguns instantes. Isso porque fui até um grande cafezal em São Paulo,...
Quem acompanha regularmente o Hypeness sabe como procuramos mostrar que os pequenos gestos podem, sim, fazer a...
Quem é gorda sabe, encontrar lingerie que seja bonita, sexy e, principalmente, de tamanhos maiores, não é tarefa...
Nós já estamos cansados da objetificação dos corpos femininos na publicidade. Ela é tão frequente e naturalizada...
Você pode até ser um daqueles saudosistas dos anos 80. E a gente não vai negar que a década deixou saudades em...
Autodenominada como “uma gordinha de cílios longos e pernas curtas”, a jornalista Ju Romano vai bem além do que...
Apesar de amarmos cachorros vira-lata, não podemos negar o quanto a menor pug do mundo é fofa! Nascido há quatro...