Inovação

AA passa a oferecer ajuda a dependentes por bot no Messenger e aumenta contatos em 1300%

por: Mari Dutra

Nem sempre é fácil reconhecer quando temos um problema. Quando este problema está cercado de estigmas, pode se tornar ainda mais difícil buscar ajuda. É o que acontece com pessoas que sofrem de alcoolismo. Mas, graças a um robô criado no messenger, a ajuda pode ser ainda mais acessível.

A ideia foi lançada em comemoração aos 70 anos do Alcoólicos Anônimos (AA) no Brasil e contou com criação da agência J. Walter Thompson em parceria com o Creative Shop do Facebook. O robô, apelidado de Amigo Anônimo, foi criado para permitir que mais pessoas vençam a barreira inicial de entrar em contato com o serviço. Isso porque, ao invés de falar com uma pessoa, elas poderão expor suas dúvidas para um robô.

aa4

O mecanismo ajuda os usuários a identificar potenciais problemas com a bebida e oferece as primeiras orientações para lidar com a doença, além de servir como suporte em momentos de recaídas. A conversa busca incentivar as pessoas a ir a uma unidade presencial do AA para receber apoio individualizado e atendimento completo. Para isso, o robô também fornece horários de atendimento, grupos de emergência e endereços próximos.

aa1

Em apenas dois dias após o lançamento do serviço, a procura por ajuda via e-mail aumentou em 1300%. Além disso, a página recebeu 20 mil curtidas e o bot registrou 70 mil acessos nas primeiras 48 horas. Para acessar o serviço, basta enviar uma mensagem por inbox através da página do Facebook Amigo Anônimo.

O vídeo de divulgação da iniciativa explica melhor o funcionamento. Dá o play:

aa2

Todas as fotos: Divulgação

Publicidade


Mari Dutra
Especialista em conteúdos digitais, Mariana vive na Espanha, de onde destila textos sobre turismo, sustentabilidade e outros mistérios da vida. Além de contribuir para o Hypeness desde 2014, também compartilha roteiros e reflexões mundo afora no blog e no Instagram do Quase Nômade.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Skol Beats e Anitta lançam versão gin & tônica em momento ‘credo, que delícia’