Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Quando somos crianças, nossa imaginação nos diz que podemos ser qualquer coisa que quisermos. Enquanto o dinheiro não existe, queremos ser tudo e coisa nenhuma ao mesmo tempo: paleontólogos, astronautas, caminhoneiros, desenhistas, músicos, bombeiros, tudo ao mesmo tempo e nada disso – e isso não importa. No entanto, chegamos à escola, e aprendemos que podemos ser… três coisas – e olhe lá.
A maneira com que as instituições de ensino e trabalho drenam as cores de nossa criatividade e espírito e impõem sobre nós uma única maneira de viver a vida é o tema do premiado curta-metragem de animação Alike (Semelhante, em tradução livre).
Dirigido pelos animadores espanhóis Daniel Martinez Lara e Rafa Cano Méndez, Alike nos lembra em 7 minutos o que acontece com nossas vidas quando a imaginação e a criatividade são drenadas de nós através do trabalho, da escola, e principalmente da necessidade (que nos é imposta como obrigação) de reproduzirmos a maneira de viver e agir de todos, rumo a uma vida cinza e mecânica.
O filme também fala de paternidade, pela importância de permitir que as crianças descubram e construam seu próprio caminho, sem que o dinheiro, as cobranças sociais e profissionais sejam a pauta dessa vida que está começando desde seu início.
Muitas coisas que nos são passadas como se fossem verdadeiras regras naturais são, em verdade, simplesmente padrões e cobranças que nós reproduzimos, mas que podemos subverter – e assim devolver as cores à nossa vida.
Melancólico e, ao mesmo tempo, cheio de esperança, Alike nos relembra tudo que podemos ser – que podemos ser tudo, sempre, não importa nossa idade, cidade ou saudade.
© fotos: reprodução
Publicidade
As intervenções do artista Richard Vermaak aproveitam a superfície para a criação do desenho, como um céu e...
O jovem Arinze Stanley, artista baseado na Nigéria, levou a pintura hiper-realista para outro nível. Com apenas um...
Já mostramos aqui no Hypeness projetos de pessoas que tiram fotos diárias durante um longo período de tempo para...
A paranaense Kemmy Fukita gosta de desenhar desde criança. Autodidata, explorar materiais diferentes da folha sulfite...
Se você achava que GIFs animados eram apenas uma maneira de ver gatinhos fazendo alguma coisa engraçada na web, pode...
O impacto do documentário “Leaving Neverland”, que traz novas acusações de abuso sexual contra o cantor Michael...
Em seu próximo filme Quentin Tarantino vai juntar um dupla de peso para contar a história de uma Hollywood clássica...
David Gilmour (estou ouvindo os acordes de Comfortably Numb aqui) decidiu se desfazer da preciosa coleção de...
O rock é tão rico em artistas de qualidade, que mesmo em ordem alfabética fica difícil eleger os melhores. Mas,...