Debate

Easy Táxi cria campanha polêmica que premia usuários que cometerem infrações de trânsito

por: Redação Hypeness

A Easy, aplicativo para táxi que se autointitula o mais baixado do mundo, lançou ontem uma campanha, no mínimo, polêmica. Chamada de “Ticket to Ride”, o objetivo seria dar descontos em corridas para os usuários que cometerem infrações de trânsito.

Para participar, basta escanear o código de barras presentes nas multas recebidas pelo infrator, que o voucher é gerado. Válida para São Paulo capital, a Easy faz questão de deixar claro que a promoção é válida somente para multas consideradas leves e médias, e que o usuário só consegue gerar novos vouchers com uma semana de intervalo.

Apesar da empresa reforçar em seu discurso que o objetivo seria melhorar a mobilidade na cidade, fazendo com que os usuários deixem seus carros em casa, na verdade o que ela está fazendo é incentivar o usuário a cometer mais infrações no trânsito, ato que pode chegar até mesmo a causar mortes.

“A nossa missão é melhorar a vida das pessoas por meio da inovação e da tecnologia, assim vimos nesse projeto uma oportunidade de diminuir o número de carros nas ruas de São Paulo, o que impacta positivamente o dia a dia e a mobilidade urbana na cidade”, disse o CEO da Easy no Brasil, Fernando Matias.

Se por um lado o projeto é baseado na inovação tecnológica, por outro, faz com que o usuário passe a olhar para as infrações de trânsito com outros olhos – o que seria extremamente perigoso.

Mesmo a promoção só sendo válida para multas leves e médias, a campanha acaba se tornando uma forma de incentivo para que o usuário cometa cada vez mais e mais multas, podendo assim gerar mais cupons e criando uma nova cultura, que inverte totalmente os valores.

easy

É sempre bom lembrar que o trânsito, se não utilizado com prudência, pode causar acidentes graves e até mortes. Segundo dados da OMS, aqui no Brasil, a cada 100 mil habitantes, 23,4 morrem no trânsito. É a quarta maior taxa das Américas.

A criação da campanha é da agência JWT (fato que gerou outra polêmica, já que a empresa tinha contrato com outra agência), e o desenvolvimento do aplicativo é da Santuário AG.

Imagens © Divulgação

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
É oficial: Ebola agora é curável; entenda como funciona o novo tratamento