Debate

Campanha poderosa mostra que enxergar além das aparências pode ser chave para evitar suicídios

17 • 04 • 2017 às 05:00
Atualizada em 17 • 04 • 2017 às 07:11
Redação Hypeness
Redação Hypeness Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

O suicídio é a principal causa de morte entre pessoas com menos de 35 anos no Reino Unido. Em 2015, foram mais de 1600 casos, sem contar as tentativas malsucedidas. Para uma instituição local, falar abertamente sobre o assunto é um dos meios mais eficazes para evitar mais mortes.

2000_friends_0

“2 mil amigos nas redes sociais. Nenhum com quem compartilhar seus sentimentos suicidas”

É por isso que a Papyrus lançou uma campanha para estimular as pessoas a ir a fundo em suas relações, tentando conhecer melhor as pessoas próximas e indo além daquilo que elas tentam demonstrar nas redes sociais.

Segundo os especialistas da Papyrus, que, desde 1997, tenta ajudar a diminuir as taxas de suicídio entre jovens no Reino Unido, muitas pessoas que enfrentam pensamentos suicidas vestem uma máscara de coragem para disfarçar os problemas. Conversar e entender os sentimentos são fundamentais para ampara-las.

suicidal_status

“Status na rede social: Incrível. Vida real: suicida”

Segundo uma pesquisa da própria Papyrus, 56% das pessoas declararam que não conversariam com um parente ou amigo angustiado sobre o assunto. O principal motivo (24%) é o medo de colocar o suicídio na cabeça da pessoa ao menciona-lo, ideia que a ONG afirma estar errada: falar abertamente é o melhor caminho.

Screen Shot 04-13-17 at 06.35 PM

“Você pode me dizer mais sobre por que você gostaria de morrer? – Pergunte sobre suicídio”

Screen Shot 04-13-17 at 06.36 PM

“Parece que as coisas estão bem difíceis agora… Você pode me falar mais? – Pergunte sobre suicídio”

dying_for_help_0

“Por trás da cara corajosa, alguém pode estar precisando muito de ajuda”

Todas as fotos © Papyrus

Publicidade

Canais Especiais Hypeness