Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Castelinho “mal assombrado” do centro de São Paulo reabre após anos de abandono
Após quase 40 anos, o Castelinho da Rua Apa, que ficou famoso em São Paulo pela fama de ser mal assombrado, acaba de ser reaberto, e com um ótimo motivo: o imóvel foi restaurado pelo governo do Estado e vai virar sede da ONG Clube de Mães do Brasil.
A instituição tem como objetivo atender pessoas em situação de rua e em vulnerabilidade social. Criada pela maranhense Maria Eulina Hilsenbeck, ex-moradora de rua, a ONG promove “a sustentabilidade, a reinserção social, a capacitação profissional , o empoderamento e a geração de renda”.
O Castelinho foi inaugurado em 1912. O projeto, elaborado por arquitetos franceses, era uma réplica de um castelo medieval, e fazia sucesso pelo estilo. As coisas mudaram a partir de 1937, quando um crime misterioso aconteceu lá dentro: os três moradores do local, uma mãe e seus dois filhos, foram encontrados mortos.
Castelinho na década de 30 (Foto: Reprodução)
A investigação policial apontou que os irmãos e advogados Álvaro e Armando César dos Reis teriam discutido sobre os negócios da família e trocado tiros, vitimando também a mãe, Maria Cândida, que tentou apartar. A posição dos corpos levantou as possibilidades de que Álvaro tivesse matado os dois e depois se suicidado, ou mesmo que alguém tivesse assassinado os três e tentado encobrir o crime.
A polícia nunca chegou a uma conclusão definitiva, e a falta de herdeiros para o Castelinho fez com que ele ficasse abandonado por muitos anos, o que fez crescer a fama de que assombrações rondavam pelo prédio. Na década de 80, moradores de rua começaram a ocupar o imóvel, e desde 1997 a ONG Mães do Brasil passou a cuidar de um anexo do imóvel.
Agora, com o Castelinho reformado, o lugar poderá deixar a fama de mal-assombrado para trás, ficando marcado por um trabalho que tem como objetivo melhorar a vida de quem já não encontrava apoio algum.
Fotos © Douglas Nascimento/São Paulo Antiga
Publicidade
As pinturas do anônimo artista de rua Banksy são vendidas por milhões de dólares. Mas em poucos instantes uma de...
Estilo, ativismo e originalidade são os traços marcados desta tatuadora e ilustradora francesa. A paixão pelo...
Dono de uma estética inconfundível, forte e singular, o diretor estadunidense Wes Anderson imprime em seus filmes uma...
Cá estamos outra vez, em mais uma semana de muita luta e pouca concentração. Passados alguns dias em meio ao caos,...
O artista brasileiro William Kass deve ter levado alguns puxões de orelha de sua mãe, mas brincar com a comida o...
Um dos aspectos mais emblemáticos da Mona Lisa, pintura feita por Leonardo da Vinci entre 1503 e 1506, é a sensação...
O artista de rua português Odeith se especializou em criar obras que são enormes ilusões de ótica. Seu...
Mais do que simplesmente um instrumento musical, a viola de cocho é um verdadeiro símbolo, um elemento da história e...
Aquela programação cremosa para levar muita cultura para casa. Nesta semana, o Sesc ao Vivo chega chegando com...