Debate

‘Criança não namora’: a campanha amazonense que luta pelo fim da sexualização infantil

por: Redação Hypeness

Publicidade Anuncie

É só a criança começar a frequentar a escolinha que aparece alguém para perguntar: “E os namoradinhos(as)?“. Geralmente, a pergunta é feita para crianças que sequer entendem o significado de namoro. Mas uma campanha amazonense está lutando contra o fim da erotização infantil ao lembrar que criança não namora nem de brincadeira.

Tudo começou com uma publicação da Secretaria de Assistência Social do Estado do Amazonas através do Facebook, feita em parceria com o blog Quartinho da Dany, criado pela professora Dany Santos. Desde 2008, o blog fala sobre assuntos como proteção à infância, maternidade, e erotização precoce das crianças. No início deste mês, a publicação sobre o tema gerou uma repercussão inesperada nas redes sociais, sendo compartilhada por quase 500 mil pessoas.

namoro

A amizade é a relação que existe entre as crianças. Criar ou até mesmo incentivar relações de namoro na infância, são formas de adultizar e estimular a erotização precoce. A criança tem o direito de ser criança. A infância precisa de proteção.“, diz a publicação. Com o sucesso da iniciativa, novas publicações foram feitas para divulgar a campanha.

A ideia é mostrar aos pais, familiares e à comunidade escolar que essa brincadeira pode ser prejudicial aos pequenos. Além de estimular o início da sexualidade, pode levar as crianças a confundir seus sentimentos e relacionamento com os amiguinhos, podendo gerar traumas e até dificuldades de se relacionar no futuro. Em casos mais extremos, a prática poderia abrir as portas até mesmo para a ação de pedófilos, sugere Dany.

De acordo com o depoimento do psicólogo Luiz Coderch ao HuffPost Brasil, a ideia de namoro pode causar confusão nas crianças que estão entrando em fase escolar, geralmente entre os cinco e nove anos. Nessa fase, eles estariam ainda aprendendo o que é a amizade – e pular essa etapa poderia dificultar a aprendizagem de lições importantes na construção de relacionamentos saudáveis no futuro, como respeito ao próximo, carinho, atenção e companheirismo.

Publicidade Anuncie


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Franceses doam R$ 2,6 bilhões à Notre Dame. Brasileiros doaram R$ 15 mil ao Museu Nacional