Publicidade Anuncie
Hypeness
Menu Fechar
Fechar
por: Redação Hypeness
Publicidade Anuncie
É só a criança começar a frequentar a escolinha que aparece alguém para perguntar: “E os namoradinhos(as)?“. Geralmente, a pergunta é feita para crianças que sequer entendem o significado de namoro. Mas uma campanha amazonense está lutando contra o fim da erotização infantil ao lembrar que criança não namora nem de brincadeira.
Tudo começou com uma publicação da Secretaria de Assistência Social do Estado do Amazonas através do Facebook, feita em parceria com o blog Quartinho da Dany, criado pela professora Dany Santos. Desde 2008, o blog fala sobre assuntos como proteção à infância, maternidade, e erotização precoce das crianças. No início deste mês, a publicação sobre o tema gerou uma repercussão inesperada nas redes sociais, sendo compartilhada por quase 500 mil pessoas.
“A amizade é a relação que existe entre as crianças. Criar ou até mesmo incentivar relações de namoro na infância, são formas de adultizar e estimular a erotização precoce. A criança tem o direito de ser criança. A infância precisa de proteção.“, diz a publicação. Com o sucesso da iniciativa, novas publicações foram feitas para divulgar a campanha.
A ideia é mostrar aos pais, familiares e à comunidade escolar que essa brincadeira pode ser prejudicial aos pequenos. Além de estimular o início da sexualidade, pode levar as crianças a confundir seus sentimentos e relacionamento com os amiguinhos, podendo gerar traumas e até dificuldades de se relacionar no futuro. Em casos mais extremos, a prática poderia abrir as portas até mesmo para a ação de pedófilos, sugere Dany.
De acordo com o depoimento do psicólogo Luiz Coderch ao HuffPost Brasil, a ideia de namoro pode causar confusão nas crianças que estão entrando em fase escolar, geralmente entre os cinco e nove anos. Nessa fase, eles estariam ainda aprendendo o que é a amizade – e pular essa etapa poderia dificultar a aprendizagem de lições importantes na construção de relacionamentos saudáveis no futuro, como respeito ao próximo, carinho, atenção e companheirismo.
Publicidade Anuncie
Enquanto trabalhávamos, nos refrescávamos do insano calor ou simplesmente curtíamos ontem o nada pra fazer, alguns...
No início era o verbo – e logo em seguida veio uma mentira para justifica-lo. Se as últimas duas eleições...
Belas, recatadas e do lar? Aquela ideia antiquada de que as mulheres precisam seguir regras de etiqueta e bom...
A entrevista concedida por Ryan Reynolds ao New York Times é mais um passo na desmistificação da fama. O ator,...
Fábio Pannunzio, literalmente na calada da noite, resolveu desqualificar as mais de 500 pessoas que acusam João de...
Desde a primeira aparição da Princesa Tiana em Detona Ralph, a Disney foi alvo de inúmeras críticas por causa do...
O jornal francês Le Parisien acaba de divulgar um vídeo e uma sequência de fotografias de uma jovem sendo agredida...
Realmente o português é uma das línguas mais complexas do mundo. Aliás, falar perfeitamente o idioma é uma missão...
Nos Estados Unidos, a economia está abrindo espaço para perfis distintos dentro do mercado de trabalho. Ao menos 13...
Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.