Roteiro Hypeness

Cuidado: este bar em Porto Alegre contém **spoiler**

por: Mari Dutra


Não tem quem goste de receber spoiler. Ou tem? Um novo bar aberto em Porto Alegre neste mês reúne gente disposta a ver, ouvir e comer spoilers de qualquer série. É isso mesmo: de Friends a Game of Thrones, você não vai sair de lá sem saber o final da sua série preferida – mesmo que ainda não tenha terminado de assisti-la.

Antes mesmo de entrar no Spoiler (R. Gen. Lima e Silva, 1058) é preciso assinar um termo informando que está sujeito a receber spoilers por sua conta e risco. E eles realmente estão por toda a parte: no banheiro, em alguns porta-copos, na senha do wi-fi (“pablomorre“), no porta guardanapos e até nas paredes. Alguns deles, inclusive, são de mentirinha, para confundir a cabeça dos clientes.

spoiler14

Conversei com a Taiane Panizzi, uma das sócias do bar, para saber como surgiu a ideia de uma drinkeria inspirada em séries. Taiane abriu a casa em sociedade com Thais Ribeiro Gomes, com quem já trabalha há diversos anos em outros projetos.

As duas sempre foram fãs de séries e pensavam em abrir um bar quando tomaram um spoiler horrível de uma série que estavam assistindo. Daí surgiu a ideia de um espaço dedicado não apenas às séries em geral, mas também ao que elas trazem de pior para nossas vidas: as noites viradas na frente do Netflix os spoilers.

spoiler5

A ideia já estava ali, mas faltava um lugar para levá-la adiante. E ele praticamente caiu no colo das duas quando foram almoçar no bar irlandês que ficava no mesmo local. Como costumavam frequentar o espaço, os proprietários perguntaram se elas sabiam de alguém que estivesse interessado em alugar o imóvel, pois o bar iria fechar. Era o sinal que as duas precisavam para levar os planos em frente.

spoiler16

Depois de visitar alguns bares com temáticas similares, as duas proprietárias ficaram um pouco decepcionadas ao perceber que a temática terminava na decoração. No Spoiler, em compensação, isso não se repete e é possível reconhecer detalhes das séries também em cada item do cardápio.

spoiler2

Já na chegada é quase impossível não receber um spoiler. Uma das paredes do bar é tomada por post-its com informações que vão desde “Rachel fica com o Ross” (sim, Friends é uma das séries mais citadas por lá!) até spoilers sobre como pode acabar a noite no bar (“o pão acaba no final“) – e vai ser difícil passar ali sem descobrir todo mundo que morre nas séries que você acompanha.

spoiler3

O mais interessante é que os post-its surgiram sem querer. A princípio, eles eram usados apenas para marcar as reservas de cada mesa, até que alguém esqueceu o bloquinho e uma caneta no balcão. No mesmo dia, um elogio misterioso surgiu na parede. Daí pra frente, o bloquinho foi ficando ali de propósito e começaram a aparecer mais spoilers, declarações de amor, críticas e, é claro, muitos “Fora Temer”.

Recadinho surpresa 💕#spoilerlovers

A post shared by Spoiler (@spoilerpoa) on


Na mesa, os spoilers também fazem parte da decoração, mas é no cardápio que eles chegam no ponto alto. Cada item é composto pensando em detalhes das séries que vão desde os ingredientes até a sua apresentação.

O County General, por exemplo, faz referência ao hospital da série ER (ou “Plantão Médico”) e é servido quente. O drink leva cachaça, cravo, cardamomo, canela, laranja e baunilha. Junto com a jarrinha em que ele é servido, vem um coletor de urina para ser usado como copo. Já o Gunther é um drink sem álcool que mistura café, suco de laranja e água tônica e vem servido numa xícara do Central Perk, em referência ao café em que o garçom de Friends trabalha.

spoiler6

spoiler8

E o Morgan, por exemplo, foi inspirado na série Dexter: ele é vermelho porque é feito com sangue amoras e morangos, mas também leva rum, suco de limão siciliano, pimenta rosa e espuma cítrica. Se você achou que a referência fosse parar por aí, é porque ainda não entendeu o nível de detalhe com que o Spoiler trata cada item do cardápio: o drink vem simplesmente embalado em papel filme, como se fosse mais uma vítima do serial killer.

A gente acompanhou todo o processo de produção dessa belezinha. Vem ver:

spoiler18

spoiler17

spoiler12

 spoiler13

Sim, também tem drinks que fazem referências a GOT, caso do Cersei Lannister; e a Breaking Bad, como Heisenberg, que vem servido no vidrinho mais fofo da terra e que parece ter saído diretamente do laboratório de Walter White.

Parece que o @christianreginato já tem um drink predileto! #spoiler #spoilerpoa #breakingbad

A post shared by Spoiler (@spoilerpoa) on


A preocupação em manter a estética e o sabor dos drinks até o final é tanta que o bar desenvolve o seu próprio gelo, feito de maneira especial para não derreter enquanto você bebe. *Spoiler*: funciona! A Pamela Leseux me mostrou a diferença dos gelos convencionais para um dos gelos produzidos pelo bar e explicou que, além de ser produzido em forminhas de silicone, o gelo que eles fazem possui menos superfície de contato, o que evita o derretimento, e é feito a uma temperatura especial.

spoiler10

Nas comidas, a inspiração também não falta. O The Pizza Experiment, por exemplo, vem com quatro sabores na pizza brotinho, um para cada um dos meninos do The Big Bang Theory. Já os fãs de Friends podem se deliciar com o How You Doing, sanduíche de almôndega inspirado no Joey Tribbiani. Para dividir, uma boa dica é pedir as costelinhas de porco do Freddy’s, as preferidas de Frank Underwood.

Os mais ousados podem se aventurar e pedir de cara um You Know Nothing, Jon Snow, o único item do cardápio que vem sem nenhum spoiler. Ou seja, você não sabe mesmo o que está pedindo. O mais legal é que nem adianta contar para os amigos como era o prato, já que ele muda diariamente para continuar sempre surpreendendo, assim como o personagem de GOT.

spoiler1

A nossa conversa com o pessoal do bar também rendeu muitos spoilers sobre o futuro da casa. A ideia é continuar ampliando o cardápio com mais drinks autorais – por enquanto, são apenas seis, além dos drinks clássicos. De acordo com o feedback dos visitantes, o cardápio vai sendo alterado, cancelando perdendo alguns itens que não agradaram tanto e ganhando novas temporadas adições. 😉

faixa_roteiro

Publicidade


Mari Dutra
Especialista em conteúdos digitais, Mariana vive na Espanha, de onde destila textos sobre turismo, sustentabilidade e outros mistérios da vida. Além de contribuir para o Hypeness desde 2014, também compartilha roteiros e reflexões mundo afora no blog e no Instagram do Quase Nômade.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Confira os melhores momentos da 5ª edição do Wired Festival Brasil