Fotografia

Estas 20 imagens são as primeiras fotografias do mundo

Redação Hypeness - 05/04/2017 às 10:50 | Atualizada em 07/02/2022 às 21:53

A fotografia é uma das mais importantes invenções da nossa história, tanto empiricamente quanto simbólica e até poeticamente. Sua invenção, porém, não se deu somente através de uma pessoa: ela aconteceu por meio da junção do trabalho de diversos artistas, cientistas e pesquisadores. É por esse motivo que o impacto da capacidade de registrar uma imagem ou situação é uma conquista da humanidade.

As raízes da fotografia vem de séculos atrás, com a descoberta dos princípios da câmera escura e de como a luz é capaz de alterar superfícies, substâncias e, por fim, imagens. Nomes como Nicéphore Niépce e Louis Daguerre vieram a criar os primeiros processos fotográficos de fato, alcançando resultados detalhados e fiéis em minutos. Em 1839, a humanidade passou a realmente ser capaz de fotografar de forma prática e relativamente fácil.

Separamos aqui 20 imagens como algumas das “primeiras” fotos de diversos tipos. É claro que é impossível, em muitos casos, afirmar inquestionavelmente que essas sejam mesmo as primeiras fotos de seus tipos, mas de qualquer forma, elas estão entre as imagens fundadoras. Trata-se da galeria inaugural da fotografia no mundo, do desejo fundamento da humanidade de registrar a si mesma.

A primeira fotografia do mundo

A primeira fotografia do mundo foi oficialmente tirada por Joseph Nicéphore Niépce, em 1826. Para realizá-la, ele cobriu de betume uma chapa de estanho e a colocou na frente de uma janela por oito horas. Quando o tempo acabou, a imagem estava gravada na folha.

A foto mais antiga tirada nos Estados Unidos

Ela é de autoria de Joseph Saxton. Em 1839, na Filadélfia, ele fez uma exposição da Central High School em Walnut e Juniper durante dez minutos.

Primeira foto da Lua

Tirada por John W. Draper, cientista e historiador, em 1840. É considerada a primeira foto da história da astrofotografia. Foi feita por meio de um daguerreótipo de 20 minutos de duração e um telescópio refletor de 13 polegadas.

Retrato humano mais antigo do mundo

É um autorretrato de Robert Cornelius, um fotógrafo americano. Foi tirado na Filadélfia em 1839.

Primeira foto com pessoas

A imagem foi tirada em Paris por Louis Daguerre, no ano de 1838. A fotografia rudimentar da época fazia com que o tempo de exposição fossem longos demais. É por isso que as únicas pessoas que apareceram na foto foram as que estavam paradas: o homem polindo o sapato e o polidor.

Primeira foto da cidade de Nova York

A imagem foi tirada em 1848 por meio de um daguerreótipo. Ela chegou a ser anunciada em leilão por mais de 62 mil dólares e retrata uma fazenda onde hoje em dia se situa a Broadway.

A pessoa mais antiga a ser fotografada

Nascida em 1746, Hannah Stilley só foi fotografada em 1840, quando o processo do daguerreótipo, equipamento que produz uma foto sem negativo, passou a ser público.

A foto mais antiga da Grande Esfinge

A Grande Esfinge de Gizé, no Egito, foi fotografada pela primeira vez no ano de 1880.

Primeira foto do sol

A imagem foi tirada pelos físicos franceses Louis Fizeau e Leon Foucault em 1845. Para isso, foi utilizada a tecnologia do daguerreótipo. A fotografia original media aproximadamente 12 centímetros de diâmetro e mostrava alguns detalhes da superfície solar.

Primeira foto de um raio

A imagem foi tirada em 1882 pelo fotógrafo William Jennings. Mesmo não parecendo muito impressionante nos dias de hoje, ela foi bastante importante para o estudo do fenômeno natural na época.

Primeira foto colorida do mundo

A imagem foi tirada em 1861 pelo físico James Clerk Maxwell e seu assistente Thomas Sutton. Os dois se basearam no modo como o olho humano enxerga as cores. Para isso, fotografaram o mesmo objeto três vezes, cada uma delas usando um filtro diferente: vermelho, azul e verde.

O primeiro presidente americano a ser fotografado

No ano de 1843 o então presidente dos Estados Unidos John Quincy Adams foi fotografado pelo Bishop & Gray Studio. Ele ficou conhecido como o primeiro chefe do país a ter sua imagem registrada em uma foto.

Foto da primeira teleobjetiva do mundo

A fotografia da primeira lente teleobjetiva do mundo foi tirada no ano de 1900.

Foto do primeiro porco a voar em um avião

Em 1909 foi tirada a foto do primeiro porco a voar em um avião. O animal foi colocado dentro de uma cesta de vime presa a um biplano. A viagem aconteceu em Leysdown, Kent, na Grã-Bretanha.

Primeira foto noturna de animais selvagens

A cena foi fotografada por George Shiras em 1906. Na ocasião, ele utilizou uma lanterna e uma câmera com obturador que disparava quando algum animal pisasse em seu fio. A foto foi tirada em Whitefish River, no estado do Michigan, Estados Unidos.

Primeira foto aérea

A primeira fotografia aéreas foi tirada em Boston dentro de um balão de ar. Os responsáveis foram James Wallace Black e Samuel Archer King, no ano de 1860.

Primeira foto colorida de uma paisagem

A primeira fotografia colorida de uma paisagem foi tirada em 1877 no sul da França. O autor da imagem é Louis Arthur Ducos du Hauron.

Primeira foto tirada do espaço

A primeira foto do espaço foi tirada em 1946. A imagem mostra um pedaço do planeta Terra e resultou do voo suborbital V-2 No. 13.

A foto do primeiro foguete lançado do Cabo Canaveral

A foto do primeiro foguete lançado do Cabo Canaveral, nos Estados Unidos, foi tirada em 1950. O foguete em questão era chamado de Bumper 8 e partiu da base de lançamento número 3.

Primeira foto da Terra tirada da Lua

A primeira fotografia da Terra tirada da Lua foi realizada em 1966 por meio da sonda Lunar Orbiter 1. A imagem retrata metade do planeta, mostrando uma área que vai de Istambul a Cape Town.

Publicidade

Fotos: Reprodução


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Canais Especiais Hypeness