Canais Especiais Hypeness
-
Orgulho LGBTQIA+
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Com tanto que nos é oferecido o tempo todo e em tantas mídias diversos – sendo o “acesso” à conteúdos a palavra de ordem em quase todos os meios que hoje frequentamos, real ou virtualmente – a procrastinação já pode sem dúvida ser decretada como um dos efeitos colaterais mais simbólicos do século XXI.
Concentrar-se e dedicar-se a uma só atividade ou assunto é uma tarefa dura. Mas, pelo que esses anúncios de 1925 indicam, essa não é uma questão somente do contemporâneo: mais de 90 anos atrás, o escritor, editor e inventor Hugo Gernsback já achava difícil dedicar-se somente aos seus estudos ou escritos, sem se deixar levar pelas infinitas atrações do mundo ao seu redor. Para curar esse mal, Hugo inventou o Isolador.
“O autor trabalhando em seus estudos privados com a ajuda do Isolador. Barulhos externos são eliminados, e o trabalhador pode se concentrar facilmente no assunto em mãos”
Feito de madeira sólida, o isolador nada mais era do que um capacete, capaz de isolar quase quem em cem por cento o som ao redor, além de focar objetivamente seu campo de visão. Somente uma pequena lente de vidro permitia que o usuário do Isolador pudesse enxergar, e mesmo esse vidro era quase todo pintado de preto – oferecendo somente um pequeno pedaço de vista livre, para, por exemplo, ser possível ler um papel ou uma página à sua frente.
“A fotografia acima mostra um close do capacete Isolador. O suprimento de oxigênio adentra o capacete pelo tubo”
O visual do “capacete” era tão sinistro quanto parece absurda essa proposta para resolver os dilemas da atenção. Como se não bastasse, o Isolador era ligado a uma garrafa de oxigênio, pois não era possível respirar devidamente vestindo o capacete. Seja como for, os resultados demonstram que o Isolador na verdade funcionava – pelo menos para Hugo, que teve uma produção tão prolífica que, para muitos, é considerado o “pai da ficção científica”.
Hoje talvez a tarefa seja ainda mais árdua, e o fato é que o mal da procrastinação permanece não resolvido – ou você vai realmente me dizer que leu esse texto até o fim sem desviar nenhuma vez sua atenção?
© fotos: divulgação
Publicidade
Eis que após uma espera de quase dois anos, o tão esperado dia 14 de abril se aproxima. É o início do fim da série...
As ideias mais inovadoras geralmente não saem de uma grande empresa, mas sim de pessoas apaixonadas pelo que fazem. O...
Quando pensamos nos melhores vinhos do mundo, rapidamente nos vem à cabeça os franceses, italianos, portugueses,...
Começou na passada sexta-feira (10 de março) o badalado SxSW (South By South West), onde o Hypeness marca...
O lançamento do primeiro smartphone com tela dobrável do mundo pela Samsung deve ficar mesmo para o ano que vem. De...
Apesar das máquinas de café nos oferecerem praticidade, rapidez e agilidade para podermos saborear nossa bebida...
Uma marca canadense promete mudar a maneira de beber cerveja. Ou pelo menos, expandir as possibilidades de locais e...
A Volkswagen, montadora alemã, anunciou recentemente que lançará uma versão elétrica de seu icônico micro-ônibus...
Com a ajuda da tecnologia, tudo que parece fácil e simples pode ficar mais fácil e simples ainda. Um exemplo disso é...