Fotografia

Fotos raras eternizam o dia do casamento de Courtney Love e Kurt Cobain, no Havaí em 1992

Vitor Paiva - 25/04/2017

Um dos mais conturbados, comentados, debatidos e questionados casamentos da história do rock, quem diria, foi celebrado em uma cerimônia simples, com somente oito pessoas presentes, diante de um espetacular pôr-do-sol em uma praia no Havaí.

Quando Courtney Love descobriu que estava grávida de algumas semanas de Kurt Cobain, o líder do Nirvana aproveitou uma turnê de sua banda pelo Pacífico para oficializar a união. Nenhuma foto foi parar nos jornais ou na internet, nenhum paparazzi sequer soube da cerimônia – em 24 de fevereiro de 1992, tal façanha ainda era possível.

KurtCourtney5

Apesar da aparente normalidade da cerimônia, pouca coisa foi de fato tradicional no casamento de Kurt e Courtney: o noivo vestia um pijama de flanela e uma bolsinha hippie, enquanto a noiva trajava um vestido que havia sido da atriz Frances Farmer que, na década de 1940, foi internada contra sua vontade em um manicômio, tornando-se uma espécie de ícone outsider (e inspiração tanto para a canção “Frances Farmer Will Have Her Revenge On Seattle[Frances Farmer será vingada em Seattle], que Cobain lançou no disco In Utero, quanto para o nome da filha do casal). Além disso, a cerimônia foi realizada por uma sacerdote mulher, que não era ligada a nenhuma instituição religiosa.

KurtCourtney6

O baterista do Nirvana Dave Grohl serviu como uma espécie de padrinho, enquanto o baixista Krist Novoselic não compareceu à celebração (a lenda diz que Krist, que era o grande companheiro de Kurt, era contra a união).

KurtCourtney2

Segundo consta, Cobain chorou durante a leitura dos votos do casal.

KurtCourtney4

A união duraria pouco mais de dois anos, encerrada bruscamente com a morte de Kurt – o debate em torno do casal, no entanto, não parece ter data para terminar.

KurtCourtney1

Kurt e Courtney certamente fazem parte do hall de casamentos icônicos e polêmicos que tanto povoam o imaginário da história do rock, como John Lennon e Yoko Ono, Sid Vicious e Nancy Spungen, Eric Clapton e Pattie Boyd, Johnny Cash e June Carter e tantos outros.

KurtCourtney7

© fotos: divulgação

Publicidade


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, Vitor Paiva é doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores, publica artigos, ensaios e reportagens.

Notice: date_default_timezone_set(): Timezone ID 'UTC-3' is invalid in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/part/home/brand-channel.php on line 29

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.