Arte

Com edição em português, inglês e guarani, livro reúne arte inspirada pela cultura indígena

Mari Dutra - 19/04/2017 às 05:10 | Atualizada em 19/04/2017 às 11:10

Quem passeia pelas ruas do Centro de Porto Alegre certamente já viu os cartazes do artista Dione Martins, ou Xadalu. Alguns demarcam áreas indígenas esquecidas pelas autoridades, outros registram apenas a imagem de  um indiozinho – fato é que a trajetória do artista está marcada pela questão indígena. Agora, suas obras foram registradas em  um livro com edição trilíngue: em português, inglês e guarani.

Capa Livro

Foto: Divulgação

A publicação Xadalu: Movimento Urbano faz um panorama da trajetória do artista, mas também mostra seu comprometimento com a causa indígena. Sua aproximação com a questão começou durante as aulas de história, quando aprendeu sobre a destruição da cultura dos povos originários e buscou aprofundar-se no assunto. Logo nascia sua primeira intervenção urbana: os adesivos do indiozinho Xadalu, que já conquistaram as ruas de mais de 60 países.

foto_bruno_alencastro

Foto © Bruno Alencastro

Além de destacar as várias fases de sua carreira, o livro conta com um caderno pedagógico com foco no público infanto-juvenil que busca incitar reflexões sobre conceitos de espacialidade, lugar, paisagem e sonho na perspectiva Guarani. Os cadernos serão usados por escolas de quatro comunidades indígenas do Rio Grande do Sul durante as aulas de educação artística. Essas comunidades receberão ainda 40% da tiragem dos livros como doação para que possam vender a obra e, com isso, incrementar sua fonte de renda.

foto bruno alencastro_faunaguarani

Foto © Bruno Alencastro

Por seu trabalho artístico, Dione (ou Xadalu) já foi eleito o melhor artista na mostra internacional de sticker art Expo Colex, Santos (SP). Além disso, o artista também foi agraciado com o Prêmio Humanidades 2014 do Instituto Brasileiro da Pessoa por sua defesa da causa indígena.

Espia só alguns dos trabalhos do artista:

foto fabio pinheiro_faunaguarani

xadalu_movimento_urbano - capa livro - foto Fabio Pinheiro

Xadalu - foto Pabio Pinheiro

Fotos © Fabio Pinheiro

Xadalu - foto Carol Essan (1)

Foto © Carol Essan

foto_xadalu_moblie mergulhador 170x170cm

foto_xadalu_indio esquimo 180x80cm

foto xadalu_seresinvisiveis

foto Xadalu_seresinvisiveis (1)

Fotos: Divulgação

Publicidade


Mari Dutra
Criadora do Quase Nômade, contadora de histórias, minimalista e confusa por natureza, com os dois pés (e um pet) no mundo. Chega mais perto no Instagram.

Canais Especiais Hypeness