Canais Especiais Hypeness
-
Orgulho LGBTQIA+
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Três anos atrás, o treinador Dani Rodrigo, da equipe feminina infantil do clube catalão AEM de Lleida, foi chamado de louco quando insistiu que a equipe se inscrevesse em campeonatos masculinos, já que não havia torneios exclusivos para meninas. Agora, ele é um técnico campeão.
O time acaba de vencer a Liga de Segunda, espécie de Série B do futebol infantil espanhol. E a conquista veio cheia de toques especiais: o título foi conquistado com quatro rodadas de antecedência, o AEM tem o melhor ataque, a melhor defesa e a artilheira do campeonato.
Ao El País, Dani Rodrigo conta que a decisão foi tomada porque, até os 14 anos, meninos e meninas podem jogar juntos no mesmo time. Mas, quando chegam à categoria infantil, as equipes mistas não são mais permitidas. Como a Federação não impede que elencos femininos joguem o mesmo campeonato que os garotos.
O técnico disse ainda que as jogadoras sabem que podem ter dificuldades por causa de diferenças físicas, mas que compensam com qualidade técnica e tática. Para ele, que começou a carreira treinando garotos, as meninas trabalham melhor: “Se você diz que é assim, é assim. Elas trabalham como equipe. São um grupo fechado e que se apoia entre si, solidárias. Os rapazes se mostram mais anárquicos e individualistas”, analisa.
A primeira temporada enfrentando meninos foi complicada, e os pais reclamavam da ideia porque elas só perdiam. No ano seguinte, conseguiram chegar em terceiro no torneio, e neste ano foram as campeãs. Jogaram 22 jogos até agora, com 19 vitórias, dois empates e só uma derrota.
Dani diz que algumas vezes os árbitros perguntaram a ele se a equipe estava no lugar certo, surpresos por verem o time de meninas. O título deve ajudar a acabar com a confusão, e o AEM já formou mais dois times femininos: nas categorias sub-10 e sub-12.
Fotos: Reprodução/AEM de Lleida
Publicidade
O que acontece quando um grupo de mulheres gordinhas resolve ir à praia? Elas simplesmente vão! Mas o que é fácil...
Não são somente os seres humanos que gostam de colecionar: se a atração entre os cachorros e os gravetos é...
Poucas dores podem ser tão angustiantes e irracionais quanto a de ter alguém que se ama desaparecido. Viver no limbo...
Algumas pessoas insistem em se opor ao avanços. Foi o caso do corpo diretivo do Roland Garros, tradicional torneio...
Quando a jornalista Natália Souza viu sua vida virar de ponta cabeça após perder a mãe e o noivo em um intervalo de...
O novo capítulo da história do assédio do cantor Mc Biel contra uma repórter do portal iG parece feito para...
Muitas ações filantrópicas têm o seu desenvolvimento em um curto período de tempo. Porém, esta iniciativa mostra...
A Haworthia cooperi é uma variedade rara de suculenta, originária da província do Cabo Oriental, na África do Sul....
Em um momento onde se fala tanto sobre família, a reação destes pais evangélicos ao saberem que a filha é...