Debate

Peça de teatro fala sobre ‘clubes do carimbo’ e ‘festas de HIV’ em São Paulo

Redação Hypeness - 03/04/2017

O espetáculo teatral A Casa de Todos os Santos trata de um espinhoso, assombroso e um tanto desconhecido tema que, no entanto, parece cada vez mais reincidente na comunidade gay: o “clube do carimbo”, grupos de soropositivos e soronegativos que se reúnem em festas para “jogos” sexuais com a possível transmissão de HIV. Kako Soares é autor do texto e diretor da montagem.

Carimbo1

A peça é encenada pela Cia. Os Hypócritas, que se utilizava de uma linguagem chamada “teatro do incômodo” para realizar sua encenações. Segundo Kako, A Casa de Todos Os Santos foi escrito depois de uma investigação que realizou sobre o tema, após ouvir diversos relatos, dentro da comunidade gay, sobre o tal “clube”. O autor chegou a entrevistas pessoas que participaram de tais festas, e até mesmo alguns “carimbadores”.

Carimbo5

Consta que o proceder de tais festas funciona como uma espécie de “roleta russa” de HIV: pessoas soronegativas fazem sexo entre si sabendo, no entanto, que uma delas está contaminada pelo vírus. O resultado de sua pesquisa o chocou de tal forma que, tendo o “incômodo” como ponto de partida para a realização de seus espetáculos, Kako concluiu que esse se tratava de um tema verdadeiramente relevante.

[youtube_sc url=”https://www.youtube.com/watch?v=C_gK6OjUZyQ” width=”628″]

Segundo o autor, o espetáculo fala sobre escolhas, suas consequências e sobre como escapar de certas decisões. Três histórias atravessam o contexto do “clube do carimbo”, a partir também de diferentes religiões – cada história é “regida” por um diferente santo.

Carimbo6

A Casa de Todos os Santos está em cartaz aos sábados até o dia 29 na Amadododito Fábrica de Arte, na Rua Aimberê, 236, em Perdizes, São Paulo.

Carimbo4

Carimbo3

Carimbo2

© fotos: reprodução

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.