Arte

Células tumorais expostas à Quinta Sinfonia de Beethoven diminuíram ou morreram

por: Redação Hypeness

Cientistas da Universidade Federal do Rio de Janeiro descobriram, após expor uma cultura de células MCF-7, ligadas ao câncer de mama, à Quinta Sinfonia de Beethoven, que cinco delas morreram, e algumas diminuíram consideravelmente de tamanho.

Como as células MCF-7 duplicam-se rapidamente, em média a cada 30 horas, os cientistas só puderam testar os efeitos da sinfonia dois dias após a sessão musical. Segundo Márcia Capella, coordenadora do estudo, a terapia musical costuma ser usada para tratar problemas psicológicos, mas nunca havia sido usada para tratar células tumorais.

O estudo ainda expôs as células a outras duas músicas clássicas. “Atmosphères“, do húngaro György Ligeti, provocou efeitos bastante parecidos com o da famosa sinfonia do compositor alemão, já “Sonata para 2 pianos em ré maior”, de Mozart, muito popular em musicoterapia, não obteve nenhum efeito.

O próximo passo da pesquisa é descobrir o que exatamente causou o efeito nas células. Assim que os cientistas conseguirem identificar o fator, deverão construir uma sequência sonora especial para tratamento de tumores. O objetivo é que os pacientes tenham uma opção mais eficiente e menos agressiva para combater o câncer.

tumblr_o1biwa4KWX1ub1ddno1_500

13235982_665980130208197_1701262894_n

Imagens © Reprodução

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Mangueira e Grande Rio se destacam com Jesus negro e defesa do Candomblé