Canais Especiais Hypeness
-
Orgulho LGBTQIA+
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Tanto o machismo quanto o preconceito racial se proliferam em aspectos que parecem mínimos, mas que servem de combustível para profundas situações de desigualdade e opressão. O coletivo Solta esse Black, formado por alunas da Escola Municipal Levy Miranda, no Morro da Conceição, no Rio de Janeiro, se formou para empoderar as garotas e combater as lógicas e hábitos machistas e preconceituosos tanto dentro quanto fora da escola, a partir de um desses detalhes determinantes: o cabelo.
O coletivo enfrenta os efeitos desses preconceitos através de oficinas de turbante e penteado afro e do incentivo e divisão de ideias sobre cuidados com seu cabelo “black” – além de propriamente o encontro os debates ao redor do tema. E essa luta já começa a alcançar suas primeiras conquistas.
Por conseguirem impactar de forma positiva e significativa as situações de opressão e a valorização das identidades negras dentro da escola, o “Solta esse Black” foi uma das iniciativas vencedoras do Desafio Criativos da Escola em sua última edição.
Após formarem, na escola, um local de convívio e diálogo para dividirem suas experiências e dores, assumir os fios naturais, sem qualquer química ou método de alisamento, foi o primeiro passo. Passaram então de sala de aula em sala de aula para expandir as atividades, da sua própria turma para a escola como um todo. Aceitação, motivação e autoestima eram os grandes tópicos, e já na primeira oficina reuniram mais de 200 estudantes.
Hoje, mesmo depois das fundadoras do grupo – as alunas Camila, Layz, Lydianne, Amanda e Lorrane já não mais estudarem na escola, o grupo permanece mobilizado, envolvendo novas jovens e novos futuros – e mudando a própria face da escola, pois, para estudar na Levy Miranda é preciso conviver com palestras e rodas de conversa sobre empoderamento feminino, racismo, machismo e afirmação e cuidados com seu cabelo afro.
© fotos: divulgação
Publicidade
Neste 28 de junho, é celebrado o Dia Internacional do Orgulho LGBTQI+, também chamado de Dia do Orgulho Gay. Para...
A seleção francesa é um dos times que mais chamam a atenção nesta edição da Copa do Mundo. Além da expectativa...
O Na Praia, complexo de entretenimento de Brasília, oficializou envolvimento na campanha de conscientização da...
Evanui Manuia, uma garotinha de apenas 4 anos, tem feito sucesso com suas fotos no Instagram. Com traços bem parecidos...
O recém-lançado clipe da música "Indestrutível", de Pabblo Vittar, denuncia a violência contra pessoas LGBTQ+ no...
No Japão, um santuário para gatos possui a sua própria monja felina, com muitos MIAUssistentes. Trata-se do Nyan...
Basta uma pequena caminhada em meio à natureza para se ter certeza do bem estar que ela nos traz, ao ponto que muitas...
Greg Smith trabalha no centro de Orlando, na Flórida, e cruza com muitos moradores de rua pedindo dinheiro. Amy Joe...
Tudo bem que ninguém gosta de viajar de avião ao lado de uma criança chorando. Mas você sabe quem mais odeia esse...