Inspiração

‘Solta esse black’: estudantes do RJ criam movimento pra acabar com machismo e racismo dentro da sua escola

Redação Hypeness - 12/04/2017

Tanto o machismo quanto o preconceito racial se proliferam em aspectos que parecem mínimos, mas que servem de combustível para profundas situações de desigualdade e opressão. O coletivo Solta esse Black, formado por alunas da Escola Municipal Levy Miranda, no Morro da Conceição, no Rio de Janeiro, se formou para empoderar as garotas e combater as lógicas e hábitos machistas e preconceituosos tanto dentro quanto fora da escola, a partir de um desses detalhes determinantes: o cabelo.

SEB6

O coletivo enfrenta os efeitos desses preconceitos através de oficinas de turbante e penteado afro e do incentivo e divisão de ideias sobre cuidados com seu cabelo “black” – além de propriamente o encontro os debates ao redor do tema. E essa luta já começa a alcançar suas primeiras conquistas.

SEB7

SEB2

Por conseguirem impactar de forma positiva e significativa as situações de opressão e a valorização das identidades negras dentro da escola, o “Solta esse Black” foi uma das iniciativas vencedoras do Desafio Criativos da Escola em sua última edição.

SEB4

SEB3

Após formarem, na escola, um local de convívio e diálogo para dividirem suas experiências e dores, assumir os fios naturais, sem qualquer química ou método de alisamento, foi o primeiro passo. Passaram então de sala de aula em sala de aula para expandir as atividades, da sua própria turma para a escola como um todo. Aceitação, motivação e autoestima eram os grandes tópicos, e já na primeira oficina reuniram mais de 200 estudantes.

Hoje, mesmo depois das fundadoras do grupo – as alunas Camila, Layz, Lydianne, Amanda e Lorrane já não mais estudarem na escola, o grupo permanece mobilizado, envolvendo novas jovens e novos futuros – e mudando a própria face da escola, pois, para estudar na Levy Miranda é preciso conviver com palestras e rodas de conversa sobre empoderamento feminino, racismo, machismo e afirmação e cuidados com seu cabelo afro.

SEB1

SEB5

© fotos: divulgação

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.


Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
Bruna Surfistinha anuncia gravidez de gêmeos: ‘Salve a força feminina’