Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Ainda que a malária seja uma doença presente no mundo todo, 88% dos casos acontece no continente africano, e 90% dos casos fatais ocorrem também na região da África. Os tratamentos já existentes e em desenvolvimento, porém, vêm se mostrando eficientes, e o índice de mortes pela doença caiu em dois terços entre os anos de 2000 e 2015 – não só pelos tratamentos médicos, mas também por medidas preventivas, como o uso de redes tratadas com inseticidas para conter o mosquito, e o próprio engajamento comunitário em conter o mal.
Junto de tais medidas, porém, um tratamento foi desenvolvido para quem já foi infectado pela doença, que combina diversos remédios com a artemisinina, um componente químico encontrado na Artemisia annua, uma planta tradicional da ancestral medicina chinesa, também conhecida como Qinghao. O uso da planta vem se mostrando bastante eficiente em curar a doença e salvar diversas vidas.
Em princípio, porém, a má notícia que impediria que a combinação de drogas anti-malária com a artemisinina – conhecida como ACT – se torne a solução total contra a doença é o alto custo para desenvolve-lo, e o fato de que certas ramificações da malária já vêm se mostrando resistentes ao remédio.
Numa reviravolta espetacular, porém, 18 pacientes com casos extremos da doença – em que o ACT se mostrou ineficaz – foram tratados com folhas secas de Artemisia annua, e todos eles se curaram por completo – incluindo uma criança que se encontrava em coma. Os médicos passaram a recomendar imediatamente que a planta se torne parte do tratamento, especialmente em quem o ACT já não mais traz efeitos.
A Artemisia annua é utilizada na China há nada menos que 1700 anos, como tratamento para febres e outros males. Assim, conclui-se o que os chineses parecem já saber literalmente há milênios: que não é só o químico da artemisinina que possui poderes curativos na planta. Há muito mais o que podemos aprender nesses conhecimentos ancestrais do que podemos imaginar – assim como há muitos remédios sem bula nem químicos industrializados espalhados pelo planeta do que temos conhecimento – ao menos aqui, no ocidente.
© fotos: divulgação
Publicidade
Imagine o cenário - dia de jantar com amigos em casa, tudo pensado, imaginado e ansiado. Daí a hora se aproxima, o...
Esqueça contas de luz, água ou condomínio: nas casas mais sustentáveis do mundo, você vive de forma autônoma, sem...
A loja Jump From Paper cria e vende essas bolsas que vieram dos desenhos animados. Eu gostei dessa inovação e já...
Educar sobre o que é certo e, ao mesmo tempo, ajudar os filhos a superar seus medos há de ser o objetivo de qualquer...
Um homem que viveu séculos de luta e só uma paixão. Em cada reencarnação - que acontece em períodos como...
Uma ideia simples do empresário Illac Diaz, que trabalha para oferecer recursos para comunidades probres através de...
Na última quarta-feira (31), aconteceu o primeiro discurso de Michel Temer como presidente após a oficialização do...
Na última terça-feira, 26, a Uber anunciou em seu site oficial uma nova função que converte o troco de pagamentos...
Ficamos feliz com a possibilidade de compartilhar com nossos leitores alguns dos projetos mais incríveis que rolaram...