Debate

A reação das pessoas a ‘Dear White People’ é a prova de que ‘a igualdade se sente como opressão aos privilegiados’

por: Redação Hypeness

A série ‘Dear White People’ (Cara Gente Branca) que estreou em 28 de abril na Netflix acompanha um grupo de estudantes negros em uma universidade americana elitista frequentada por uma maioria de alunos brancos. Apesar da temática super relevante, no Brasil a história não causou nenhum furor ou grandes comentários (lembra do quanto se falou de ’13 Reasons Why’?) e nos Estados Unidos a resposta à série foi ainda pior.

Centenas de clientes do serviço de streaming na terra do tio Sam cancelaram a assinatura após assistirem apenas ao vídeo promocional do seriado, antes mesmo de sua estreia. A justificativa seria a de que a trama é “preconceituosa” e promove o “genocídio de pessoas brancas”. Muitos publicaram prints de seus cancelamentos no Twitter:

tuite01

tuite02

A série possui 10 episódios e é uma adaptação de um filme de mesmo nome que foi a sensação do Festival de Sundance de 2014.

Justin Simien, diretor do filme, agradeceu ao boicote: “Obrigado por me ajudarem a fazer o teaser da série se tornar o vídeo mais visto na história da Netflix!”

01

Mais de 250 mil “não gostei” foram registrados no trailer em apenas 24 horas.

Justin Simien ainda desabafou:

A igualdade se sente como opressão aos privilegiados e, portanto, três palavras benignas devem enviá-los em uma luta por sua própria existência, mas eles não estão em perigo real. Qual é o meu papel como artista? Criar Histórias. Histórias nos ensinam empatia. Eles nos colocam nas peles de outras pessoas. Todo o nosso conceito de realidade é baseado em histórias. Então conte sua história. Saia do armário. Escreva sua tese. Faça seu filme. Mas faça isso honestamente. Diga a verdade inconveniente. É a única coisa que nos salvou”.

02

A maneira com que as pessoas reagiram à série Dear White People, tanto ignorando sua existência, quanto alegando racismo reverso (algo que NÃO EXISTE), são dois motivos concretos que justificam a necessidade de falarmos mais e mais sobre o assunto.

Todas as imagens: Reprodução

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Doença ligada a uso de cigarros eletrônicos se espalha nos EUA e preocupa médicos