Arte

A incrível ação de um artista japonês que espalhou ‘jardins’ sobre bikes pelas ruas de SP

por: Redação Hypeness

O japonês Makoto Azuma é uma espécie de artista botânico de vanguarda. Utilizando as flores como meio de expressão e elevação das plantas ao patamar de arte, Makoto traz seu trabalho para São Paulo, com a obra Flower Messenger (Mensageiro de flores, em tradução livre), unindo temas caros aos paulistanos – como as bicicletas, a interação entre seres humanos, e o contraste entre o cinza da megalópole e o colorido das flores.

Makamoto7

A obra consiste em 30 bicicletas, carregando belos e grandes arranjos florais pela cidade, pilotadas por jovens com origens orientais. Mais do que uma afirmação estética, Flower Messenger expande o trabalho de Makoto ao universo da performance, pois cada “mensageiro” também distribui flores para pedestres e transeuntes em geral, incluindo assim um elemento de interação e calor humano às atribuladas ruas de São Paulo.

Makamoto13

A performance tem outro propósito além de usar a cidade como “tela” para seu trabalho: o trabalho de Makoto visa celebrar também a abertura da Japan House São Paulo, uma organização que visa difundir os mais diversos elementos da cultura japonesa pela comunidade internacional.

Makamoto2

Flower Messenger é uma interrupção no fluxo nervoso da cidade”, afirma Marcello Dantas, diretor de programação da casa, ofertando o propósito poético e prático do impacto da obra de Makoto para São Paulo. “De repente, aquele lugar que estava vazio ontem hoje está cheio de flores. Rapidamente elas desaparecem, mas permanecem na memória”.

Makamoto12

Makamoto11

Makamoto10

Makamoto9

Makamoto8

Makamoto6

Makamoto5

Makamoto4

Makamoto3

Makamoto1

© fotos: divulgação

*Surpreendente e inovadora, a JAPAN HOUSE abriu em São Paulo como ponto de difusão de todos os elementos da genuína cultura japonesa. Um lugar de encontro, de intercâmbio cultural, de lazer e de grandes oportunidades para os visitantes mergulharem em uma das culturas mais ricas dos nossos tempos.

No Hypeness, nos batemos pela diversidade e pela troca e é por isso que decidimos nos unir a esta celebração da cultura japonesa, em um canal que mostrará o melhor do Japão contemporâneo e que certamente será um ótimo aperitivo para todos quantos decidirem conhecer este espaço no coração de São Paulo.

Você também pode seguir as novidades da Japan House pelo Facebook ou Instagram.

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Agenda Hype em casa: Mês da Mulher e Dia da Música com programação sonora e poderosa