Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Como pensar em meritocracia, quando as oportunidades, possibilidades, recompensas e regras propriamente não são de forma alguma iguais entre grupos diversos para começar?
Foi para ilustrar essa incongruência, ilustrar o quão falacioso é o discurso da meritocracia e abordar algumas desigualdades essenciais na França – mas que podem ser replicadas em qualquer outro país do mundo, especialmente no Brasil – que a associação Observatoire des Inegalités (Observatório das desigualdades), em parceria com a agência Hereze, criou o experimento A Social Board Game (Um jogo de tabuleiro social).
[youtube_sc url=”https://www.youtube.com/watch?v=S8r7h-WgEDs” width=”628″]
O experimento reuniu quatro crianças para jogarem um Banco Imobiliário especial, adaptado ao funcionamento das “regras do jogo” na vida real: ao invés de regras iguais para todos, jogadores começam o jogo com quantias diferentes de dinheiro, mulheres ganham menos, um jogador nunca vai preso – enquanto outro é preso sem ter feito coisa alguma para isso – um dos jogadores utiliza um dado que só tira o número 1, o jogador negro só pode comprar em um lado do tabuleiro, e o garoto deficiente não pode comprar estações de trem.
“Vê como eles estão trapaceando?”, pergunta uma das crianças, enquanto todas, ao longo do vídeo, reagem à revelação dessas regras “especiais” com a mesma afirmação: “Não é justo”.
Acontece que cada uma dessas novas regras foram baseadas em dados concretos, levantados a respeito da França, mas que evidentemente se reproduzem em grande parte dos países do mundo – não é um jogo, mas sim a vida real.
E as crianças, antes de serem adestradas a pensar que a realidade é uma só, é injusta e não há nada que se possa realmente fazer, todas decretam, em uma comovente indignação uníssona: não é justo. “É hora de mudar as regras”, diz a legenda final da campanha.
Permanecer indiferente a essas realidades e naturaliza-las é simplesmente saber que se está roubando no jogo que, da forma que está, foi feito para só alguns ganharem.
© fotos: reprodução
Publicidade
Já reparou como as mulheres parecem estar sempre mais cansadas do que seus companheiros? Muitas vezes é comum ouvir...
O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) publicou um vídeo em sua conta no TikTok ridicularizando os...
As pessoas vivem pedindo coerência dos artistas. Parece que a atitude de Pablo Vittar de romper com uma marca que...
A filha do cantor Ivo Meirelles foi vítima de racismo em uma unidade da loja C&A, no Rio de Janeiro. Vitória, que...
Ozzy Osbourne é uma das maiores lendas da história da música e é um privilégio estarmos vivos para ver esse ícone...
A unidade da rede de supermercados Carrefour em Torre, bairro do Recife, em Pernambuco, deu o que falar nas redes...
Um jovem atleta negro que treinou com Ângelo Assumpção no Clube Pinheiros denunciou o atleta, que foi diversas vezes...
Aparentemente não era só a personagem Miranda Hobbes que tinha uma visão crítica das coisas. A atriz que a...
Aos 20 anos, MC Poze está esperando o terceiro filho. Ele anunciou a gravidez da esposa, a influenciadora Vivianne...