Debate

Agência cria um Banco Imobiliário com regras injustas para ilustrar a realidade e criticar a meritocracia

por: Redação Hypeness

Como pensar em meritocracia, quando as oportunidades, possibilidades, recompensas e regras propriamente não são de forma alguma iguais entre grupos diversos para começar?

Foi para ilustrar essa incongruência, ilustrar o quão falacioso é o discurso da meritocracia e abordar algumas desigualdades essenciais na França – mas que podem ser replicadas em qualquer outro país do mundo, especialmente no Brasil – que a associação Observatoire des Inegalités (Observatório das desigualdades), em parceria com a agência Hereze, criou o experimento A Social Board Game (Um jogo de tabuleiro social).

O experimento reuniu quatro crianças para jogarem um Banco Imobiliário especial, adaptado ao funcionamento das “regras do jogo” na vida real: ao invés de regras iguais para todos, jogadores começam o jogo com quantias diferentes de dinheiro, mulheres ganham menos, um jogador nunca vai preso – enquanto outro é preso sem ter feito coisa alguma para isso – um dos jogadores utiliza um dado que só tira o número 1, o jogador negro só pode comprar em um lado do tabuleiro, e o garoto deficiente não pode comprar estações de trem.

Vê como eles estão trapaceando?”, pergunta uma das crianças, enquanto todas, ao longo do vídeo, reagem à revelação dessas regras “especiais” com a mesma afirmação: “Não é justo”.

SBG3

SBG4

Acontece que cada uma dessas novas regras foram baseadas em dados concretos, levantados a respeito da França, mas que evidentemente se reproduzem em grande parte dos países do mundo – não é um jogo, mas sim a vida real.

SBG2

E as crianças, antes de serem adestradas a pensar que a realidade é uma só, é injusta e não há nada que se possa realmente fazer, todas decretam, em uma comovente indignação uníssona: não é justo. “É hora de mudar as regras”, diz a legenda final da campanha.

SBG5

Permanecer indiferente a essas realidades e naturaliza-las é simplesmente saber que se está roubando no jogo que, da forma que está, foi feito para só alguns ganharem.

SBG1

© fotos: reprodução

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Jornalista relata como está a quarentena na Espanha: ‘sair de casa pode custar 600 euros’