Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
A paranaense Kemmy Fukita gosta de desenhar desde criança. Autodidata, explorar materiais diferentes da folha sulfite sempre lhe agradou: hashis e pratos de papelão foram alguns dos objetos que ela transformou em tela, até que surgiu a ideia de usar filtros de café. E deu muito certo.
“A viciada em café é minha mãe”, brinca Kemmy, criadora do No Filtro. Formada em moda e com interesse pela sustentabilidade, ela diz que gosta de “mostrar que é possível usar algo que iria para o lixo para transformar em arte”, e cita como estímulo o personagem Eu Me Chamo Antônio.
Além dos desenhos, que a artista diz ter como inspiração temas ligados a sensibilidade e força, com presença constante de elementos da botânica, Kemmy gosta de incluir frases de músicos e poetas de quem ela é fã, também como forma de divulga-los. Ana Larousse, Bob Dylan, O Terno e Guimarães Rosa são algumas de suas inspirações.
Kemmy também se animou a escrever as próprias frases nos filtros, com a ajuda do pai, que gosta muito de poesia. Para criar as obras, ela lava os filtros de café e espera secar bem – em dias chuvosos, a umidade do ar chega a atrapalhar. Canetinhas, nanquim, lápis de cor, giz pastel e tinta guache são os materiais preferidos para criar. No final, ela queima levemente os filtros para dar um aspecto envelhecido.
Os filtros começaram a fazer sucesso no Instagram e no Facebook, e Kemmy passou a produzir alguns para vender, inclusive sob demanda. “Às vezes enviam fotos de casais ou de bichos e pedem para reproduzir”, conta.
“Quero mostrar que todo mundo pode ser criativo e usar coisas que inspiram para transmitir conhecimento através da arte”, conclui, ressaltando a importância de encontrar novos olhares para aquilo que já conhecemos.
Todas as fotos © Kemmy Fukita
Publicidade
Pelo segundo ano consecutivo, o #OnixDay deu uma oportunidade para fãs de música curtirem um dia exclusivo recheado...
Era fevereiro de 2018 quando uma grande amiga me convidou para ir a Heliodora, em Minas Gerais, curtir e conhecer o...
O coletivo artístico Mentalgassi faz colagens gigantes em objetos urbanos espalhados pela cidade.
Já falamos aqui sobre as incríveis tatuagens em estilo aquarela, também conhecidas como "watercolor tattoo", que...
A capacidade de nos surpreender é uma das principais caraterísticas da natureza: no Racetrack Playa, em Death Valley,...
Quem decide sair da casa dos pais sabe o quanto que é maravilhoso chegar no lar e já ter a comidinha pronta para ser...
Nós falamos aqui no Hypeness sobre a primeira versão do projeto 54. A El Cabriton criou a segunda versão do...
Se você adora tirar fotografias de praticamente qualquer prato antes mesmo de pensar em comer, certamente já reparou...
Já pensou em morar em uma casa sustentável capaz de controlar o consumo de água e de luz por um...