Light Painting é uma técnica de fotografia que consiste em programar a câmera para uma exposição longa e, num ambiente escuro, ‘pintar’ o cenário com luzes. Não é à toa que o finlandês Hannu Huhtamo ficou craque no estilo: todos os anos, a partir de dezembro, o norte de seu país passa por um período de cerca de cinquenta dias em que o sol nunca nasce.

A época é propícia para Hannu trabalhar em seus projetos com calma. “Com o Light Painting você pode criar novos mundos na escuridão”, diz o artista. Em suas obras, o tempo de exposição – ou seja, o período em que o sensor da câmera absorve luz – pode levar de alguns segundos a várias horas.


Lanternas de diferentes cores e formatos são usadas pelo artista, que costuma desenhar esboços do que pretende criar antes de sair para os cenários escolhidos. Prédios abandonados e as belas florestas finlandesas são seus locais preferidos para criar.

Hannu conta que, para ele, o Light Painting “não é apenas criar imagens, é uma forma de meditação”. O artista afirma que se recusa a usar o Photoshop para fazer qualquer retoque nas fotografias, pois acha que, na técnica em que é especialista, tudo deveria sair direto da câmera. Fica mais fácil dizer isso quando se tem tanto talento…




















Todas as fotos © Hannu Huhtamo
Quer ver mais do trabalho de Hannu? Você pode acompanhá-lo no site, Facebook ou Flickr.