É isso mesmo, a cerveja é capaz de reduzir os danos causados pelo consumo da carne de churrasco. Mas, infelizmente, não é da maneira que você está pensando…
Um estudo liderado pela pesquisadora Isabel Ferreira da Universidade do Porto, em Portugal, sugere que marinar a carne do churrasco na cerveja pode ser uma boa maneira de torná-la menos nociva à saúde. Isso acontece porque a maneira que fazemos churrasco costuma aumentar a produção de hidrocarbonetos aromáticos policíclicos (PAHs). Essas substâncias estão associadas a uma maior incidência de câncer colorretal.

Foto via / Foto destaque via
Mas onde a cerveja entra nessa história? A descoberta é que os antioxidantes presentes na bebida ajudariam a frear a produção de PAHs. Por isso mesmo, marinar a carne na cerveja antes de colocá-la na churrasqueira é uma boa maneira de evitar os danos causados por esse método de preparo.
A pesquisa testou dois tipos de cerveja: uma pilsen e uma cerveja preta. Depois, os PAHs encontrados nas carnes que haviam sido marinadas foram comparados com o da carne assada em estado normal. Esta última apresentava 21 nanogramas de PAHs por grama de carne; no caso da carne marinada em cerveja pilsen, esse número ficou em 18 nanogramas. Mesmo assim, a carne marinada em cerveja preta foi a grande vencedora nesse quesito, tendo apenas 10 nanogramas de PAHs. A descoberta foi publicada no Journal of Agricultural and Food Chemistry.