Inovação

Cientistas dão passo gigante ao eliminar HIV do organismo de animais vivos

por: Redação Hypeness

Pela primeira vez, o vírus do tipo HIV-1 foi completamente removido de células infectadas em um animal vivo. A boa notícia foi resultado de um experimento feito em colaboração entre cientistas da Lewis Katz School of Medicine com a Universidade de Pittsburgh, ambas nos Estados Unidos.

Os testes preliminares feitos pelas equipes foram capazes de eliminar completamente o vírus do organismo de camundongos infectados com células humanas. O processo usado para isso foi uma técnica de edição de DNA chamada de CRISPR/Cas9. A técnica foi desenvolvida pela bioquímica americana Jennifer Doudna em conjunto com a microbiologista francesa Emmanuelle Charpentier após observarem o sistema de defesa de algumas bactérias contra vírus que tentavam atacá-las.

hiv

Foto via / Foto destaque via

Com o tempo, as duas pesquisadoras foram capazes de adaptar esse processo natural em algumas bactérias e reproduzi-lo em outros organismos. Outros cientistas se debruçaram sobre estas descobertas para criar o processo que culminou na eliminação do vírus.

Após o sucesso dos testes em camundongos, a ideia é começar a realizar testes em primatas. Se tudo der certo, o objetivo final será realizar o mesmo processo em humanos, o que deve ocorrer em 2020. Quem sabe a cura para o HIV pode estar mais perto do que imaginávamos?

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Atum vegano da Nestlé promete poupar vidas de peixes em escala