Inovação

Cientistas salvam cordeirinhos prematuros criando ‘útero’ artificial que pode vir a ser usado em bebês humanos

por: Redação Hypeness

Bebês prematuros que nascem com 23 a 26 semanas de gestação chegam a ter uma taxa de morte de até 70%. Entre os que sobrevivem, ainda é comum que enfrentem diversos problemas de saúde ao longo da vida. Mas cientistas dos Estados Unidos estão trabalhando em uma possível solução para este problema: um útero artificial.

O sistema foi testado recentemente com seis cordeiros nascidos prematuramente. Os animais foram colocados em uma bolsa artificial preenchida com fluído que simularia as funções do útero materno minutos após o nascimento e permaneceram no equipamento por 28 dias. O estudo, publicado na terça-feira, 25, na Nature Communications indica que os cordeiros mantiveram sua respiração, função neurológica e maturação dos órgãos normal durante o período.

utero1

Para o experimento, foram usados cordeiros nascidos com 105 a 112 dias de gestação – o equivalente a 23 a 24 semanas de gestação em humanos. Na bolsa, o cordão umbilical dos animais teria sido conectado a uma máquina externa que remove o CO² e adiciona oxigênio ao sangue. Todo o equipamento funciona sem a necessidade de bombas mecânicas, sendo ativado pelo próprio coração do feto.

A partir dos resultados obtidos, espera-se que o mesmo mecanismo possa ser aperfeiçoado para uso em bebês prematuros. A expectativa é de que os bebês pudessem permanecer neste útero artificial até completar 28 semanas, quando suas chances de sobrevivência aumentariam significativamente. Se tudo der certo, os pesquisadores podem obter aprovação para começar os testes em humanos nos próximos três anos. As informações são do Jornal Hoje, Mashable e Folha de S. Paulo.

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Esses óculos escuros transformam o mundo em um filme do Wes Anderson