Fotografia

Dove ‘hackeia’ banco de imagens pra mostrar o que deveria acontecer quando você pesquisa por ‘mulher bonita’

por: Redação Hypeness

Se a publicidade é responsável por diversos problemas relacionados à falta de representatividade feminina, uma empresa resolveu atacar uma das bases do trabalho dessa indústria: os bancos de imagens. O objetivo era mudar as imagens associadas aos termos “mulher bonita” e “mulher real“, permitindo que mais mulheres se identificassem com as imagens que viam na mídia.

A responsável pela ação foi a marca Dove, que contratou cinco fotógrafos premiados para capturar imagens de mulheres trabalhando e vivendo suas vidas de maneira normal. Essas fotos foram subidas na plataforma Shutterstock para que as buscas por estas palavras-chaves deixassem de ser associadas a imagens que apresentam a mulher como objeto sexual.

mulher2

mulher3

Passada essa fase, a empresa deu um novo passo, publicando anúncios voltados à indústria da publicidade, convidando diversas agências para usar as fotografias de mulheres não estereotipadas criadas para a campanha. Os anúncios foram publicados estrategicamente próximo a saídas das principais agências de publicidade. Com isso, várias marcas aderiram à ação, unindo-se para mudar a imagem feminina na mídia.

mulher5

Ao todo, mais de 1.700 imagens da campanha foram baixadas no Shutterstock, sendo usadas por 42 marcas de diversos segmentos. O vídeo abaixo, em inglês, mostra mais detalhes da campanha:

mulher4

mulher6

Todas as fotos: Reprodução Vimeo

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Outras provas fotográficas de pais mais descolados do que filhos sonhariam ser