Empreendedorismo

O drone fabricado no Brasil que promete revolucionar a tecnologia de mapeamento agrícola

por: Camila Garófalo

Publicidade Anuncie

Provavelmente você ou já ouviu falar em drones. Apesar de parecer com um brinquedo de controle remoto, o drone tem dezenas de utilidades, seja para o uso profissional de fotógrafos, resgates ou para limpeza de lixo tóxico. Há ainda aqueles que têm objetivos mais pesados, como bombardear alvos militares, já que custam menos que aeronaves tripuladas. De certa forma, até mesmo satélites e sondas espaciais podem ser chamados de drones pois têm o mesmo objetivo de mapear a situação física dos imóveis.

Porém fica uma questão: como usar um drone para ajudar na regularização, manutenção, forma de tributação e identificação de oportunidades de negócio de uma área com 380 mil hectares (mais do dobro do tamanho da cidade de São Paulo)? Com o objetivo de mapear todo esse patrimônio com melhor desempenho, a Votorantim convidou a empresa DronEng para apresentar o novo DroneBATMAP na Tech Fair, feira de tecnologia que rolou na Casa das Caldeiras em abril e que o Hypeness esteve presente. Essa inovação, desenvolvida e fabricada no Brasil pela empresa Nuvem UAV, tem capacidade de até 20 horas por voo e uma autonomia de 90 minutos, proporcionando maior rendimento em campo.

maxresdefault (1)

18157031_1919492391600130_5674110819492417147_n

home

Comparado às outras tecnologias disponíveis no mercado, drones são a solução com menor custo e maior agilidade para a coleta de imagens aéreas georreferenciadas de alta resolução. Especificamente no BATMAP, sua estrutura em EPO e Fibra de Carbono mostra-se resistente para transportar a Câmera RGB de 24.3 megapixels (Sony A6000) e sua lente 16mm de foco fixo, tornando possível um raio de operação de 6 km. Valendo-se de uma velocidade de 45 km/h, o BATMAP tem sua decolagem, navegação e pouso automáticos, além de pesar apenas 2,6 kg, com evergadura de 1950 mm.

Seguindo padrões internacionais de qualidade, o drone apresentado na TechFair foi construído visando produtividade, precisão e praticidade. Em questões de imagens é possível obter um mapeamento de 4.200 ha (42 km²) em um único voo e sua operação dura em torno de apenas três minutos. A assistência técnica também é realizada pelo próprio fabricante.

GSD 2,5cm_2

GSD 5cm_1

Para se ter uma ideia, as tecnologias mais tradicionais (topografia / aquisição de imagens de satélite) para o mapeamento detalhado de uma área de 20 hectares levaria mais de uma semana com trabalhos de campo. Para a aquisição desta imagem de satélite, deve-se aguardar 60 dias e ainda com risco de receber a imagem com nuvens. Além de ser mais potente e eficaz, esses novos drones também tornaram mais barato os procedimentos de mapeamento. No caso da Votorantim já é possível o trabalho em imóveis como minas de exploração mineral, barragens, áreas de preservação ambiental, linhas de transmissão, divisas de propriedade.

Existem outros campos além da gestão de patrimônio que podem também ser revolucionados através do mapeamento aéreo, como eventos esportivos e culturais, coberturas jornalísticas, planejamento de operações logísticas, acompanhamento de mudanças no território em função de condições climáticas, apoio em salvamentos, incêndios, monitoramento de trânsito, recreação e muitos outros. Agora vai depender do empreendedorismo de cada um para fazer a diferença nessas área.

*Tecnologias emergentes, novos padrões de consumo, inovações que transformam nosso cotidiano. Foi um pouco de tudo isso que vimos na Tech Fair, uma incrível feira gratuita promovida pela Votorantim, que aconteceu no dia 26 de abril, na Casa das Caldeiras, em SP.

O Hypeness não poderia ficar de fora dessa e se associou à Votorantim para criar um canal especial que apresenta alguns dos temas e projetos que fizeram parte do evento. É só seguir tudo aqui.

Publicidade Anuncie


Camila Garófalo
Camila Garófalo é cantora, compositora e publicitária. Produz sua própria carreira e escreve sempre que sente vontade. Tem um único vício: comunicar-se.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Maria Cevada: Falamos com a blogueira especialista em cervejas e em quebrar tabus