Você conhece o som feito por um flamingo? Já ouviu o canto do tucano-de-bico-verde? E o barulho da tartaruga-gigante-de-seychelles? Tudo isso e muito, muito mais está disponível na Biblioteca Macaulay, um enorme acervo de sons de animais mantido pela Cornell University.
Os pesquisadores da Universidade levaram 12 anos para catalogar e disponibilizar na internet o acervo de sons e imagens do museu. Atualmente, são mais de 200 mil arquivos de áudio, além de 56 mil vídeos e cerca de 3 milhões de fotos de mais de dez mil espécies! Tudo isso resulta em mais de 10 terabytes de dados, e a lista continua aumentando.
Pássaros dominam a grande maioria dos registros. Isso porque a Biblioteca Macaulay surgiu de estudos de ornitologia, o ramo da biologia que se dedica às aves. Linda e William Macaulay foram grandes colaboradores do acervo, inciado em 1929, sendo que ela gravou os cantos de mais de 300 pássaros até então raros.
O site, em inglês, conta com um sistema de busca eficiente. Várias das entradas acompanham informações sobre a espécie, além de observações sobre o contexto em que os áudios foram capturados. A coleção sonora da biblioteca é considerada a mais importante do mundo, e está tudo disponível para audição de graça.
Tartaruga-Gigante-de-Seychelles

https://macaulaylibrary.org/audio/167813/play
Coruja Suindara (gravado no Brasil)

https://macaulaylibrary.org/audio/19011/play
Flamingo-Pequeno

https://macaulaylibrary.org/audio/2440/play
Tucano-de-bico-verde (gravado no Brasil)

https://macaulaylibrary.org/audio/174406/play
Inhambu-Relógio (gravado no Brasil)

https://macaulaylibrary.org/audio/88424/play
Todas as fotos © Biblioteca Macaulay