Inovação

Essa incrível extensão te mostra um trecho de um livro cada vez que você abrir uma nova aba

por: Vitor Paiva

A maior e melhor promessa do advento da internet era de que mais e mais diversos conteúdos estariam acessíveis a mais pessoas – ampliando assim o universo de assuntos, estilos, temas, discursos, possibilidades. A realidade, no entanto, é que os algoritmos, os direcionamentos comerciais e publicitários, as orientações mercadológicas parecem ter tornado a internet uma ferramenta em muitos sentidos de alienação e isolamento – na qual só lemos, vemos e nos conectamos com aquilo que já faz parte do nosso circuito e nossos interesses.

Exten4

A extensão 100 million books (100 milhões de livros) permite justamente que a internet volte a contemplar um pouco essa pluralidade que tanto nos prometeu. O funcionamento é simples: depois de instalada a extensão em seu navegador, cada nova aba aberta mostrará um trecho de um novo livro, com uma imagem da capa, seu autor e outras informações.

Exten2

A extensão não trabalhará com algoritmos, categorias ou separações sociais – as sugestões serão realmente aleatórias, prometem seus criadores.

 Exten5

Trata-se de uma simples e bela ideia, que usa a internet em seu melhor potencial: de expandirmos nossos repertório, e entrarmos em contato com ideias, estilos e pensamentos novos, que não conhecemos – para assim podermos expandir a nós mesmos – e não há veículo melhor do que a arte, em especial os livros.

Exten3

Se isso fizer com que alguns novos leitores conheçam e se encantem com um autor que antes não conheciam, já terá valido a pena.

Exten1

© fotos: divulgação 

Publicidade


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Réveillon de 2019 na Paulista terá fogos sem ruído pelo segundo ano seguido