Sustentabilidade

Este pesticida ecologicamente correto pode transformar para sempre as técnicas de cultivo

por: Redação Hypeness

A Organização das Nações Unidas já recomendou que baníssemos o uso de pesticidas no mundo graças aos seus devastadores efeitos para a saúde humana e para o solo. Estima-se que o uso de agrotóxicos cause cerca de 200 mil mortes por ano – 99% delas em países em desenvolvimento. Para evitar esses óbitos, o órgão sugere que haja mais investimentos em agricultura sustentável.

Muitas empresas já investem no plantio de alimentos orgânicos. A maior dificuldade nesse sentido é que estas plantações ficam sujeitas a diversas pestes que podem acabar com os cultivos. Mas a companhia francesa De Sangosse Group está desenvolvendo um pesticida ecologicamente correto usando a bactéria Streptomyces.

campo

Foto via / Foto destaque via

Conhecida por ter um papel importante na decomposição de alimentos, estas bactérias podem viver em qualquer local em que haja comida e oxigênio suficientes – e elas produzem antibióticos naturalmente.

O plano dos cientistas é integrar Streptomyces geneticamente modificadas no solo, próximo às raízes de outras plantas, criando uma nova forma de controle de pestes. A expectativa é que a bactéria crie uma relação de simbiose com a planta. Dessa forma, os antibióticos criados por ela seriam capazes de acabar com ameaças às plantas, como fungos, transformando-as em nutrientes. Em contrapartida, a planta ofereceria mais oxigênio e nutrientes à bactéria, gerando uma vantagem para esta também. As informações são do The Plaid Zebra.

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Máscaras descartadas de coronavírus poluem praias e trilhas de Hong Kong