Debate

Estrela que pode fazer parte de ‘megaestrutura alienígena’ volta a piscar e intriga astrônomos

por: Redação Hypeness

Publicidade Anuncie

Uma estrela localizada a 1.500 anos-luz de distância da Terra voltou a piscar, fazendo com que todos os telescópios se virassem para ela nesse final de semana (vale lembrar que cada ano-luz equivale a 9,46 trilhões de quilômetros da Terra). Conhecida como Estrela de Tabby, seu nome científico é KIC 8462852, e o motivo de tanto interesse é tentar decifrar um dos mistérios astronômicos modernos: o que seria o motivo da forma completamente diferente com que tal estrela brilha? Uma das possibilidades levantadas – e levadas a sério – pelos astrônomos seria dela fazer parte de uma megaestrutura alienígena.

Tabby4

O grande enigma da estrela de Tabby – descoberta em 2011 – é a forma com que ela é capaz de diminuir seu brilho, entre 15% e 25%, enquanto a maioria das estrelas diminui cerca de 1% ou 2%. Ela é 1,5 vezes maior que o sol, e seu comportamento vem sendo observado pelo telescópio Kepler desde sua descoberta. Alguns cientistas levantaram a possibilidade de uma grande quantidade de cometas viajando ao seu redor poderia ser o responsável pelo comportamento bizarro de sua luz, mas a ideia de uma megaestrutura não foi descartada.

Tabby_5

Ilustração divulgada pela Nasa dos cometas ao redor da estrela

Tal estrutura seria composta por grandes painéis solares, que captariam sua energia, e com isso eventualmente bloqueariam sua luz. No último final de semana, novas atividades de diminuição de sua luz foram registradas, permitindo assim que fossem estudadas tais mudanças “ao vivo” – ou o mais próximo que é possível disso, em tal distância.

Tabby2

Tabby3

O enigma, porém, permanece: talvez exista uma megaestrutura alienígena sendo observada por nós, logo ali, a nada menos que cerca de 14.000.000.000.000 de quilômetros.

Tabby1