Fotografia

A história e os debates por trás de uma das fotos mais ‘sensuais’ do rock

por: Redação Hypeness

O mistério revelado por trás de uma das mais icônicas e simbólicas fotos da história do rock traz à tona uma história banal, que no entanto ganha contornos quase épicos por quem protagoniza a foto – e por seu momento preciso na história, mas também alguns questionamentos. Trata-se da foto conhecida como “The Kiss”, ou O Beijo, que mostra uma jovem americana encostada em um corrimão de uma escada, encostando a ponta da sua língua na ponta da língua de outro jovem – o detalhe nada discreto, porém, é que esse outro jovem era ninguém menos que Elvis Presley.

KissElvis3

Como se não bastasse, a foto foi registrada em junho de 1956, alguns dias antes do cantor se apresentar na televisão em rede nacional para se tornar um fenômeno de popularidade jamais visto até então. Por cerca de seis décadas ninguém sabia quem era a moça na foto, até que, aos 80 anos, a americana Barbara Gray revelou sua verdadeira identidade: era ela a jovem na foto com o cantor, em vias de se tornar o Rei do Rock.

KissElvis5

Barbara, porém, só descobriu quem ele era um dia antes, quando uma amiga a convenceu de ligar para seu quarto de hotel, na cidade de Charleston, na Carolina do Sul, depois de um show em que Elvis se apresentou para 4 mil pessoas. E ele atendeu – eles se falaram por cerca de uma hora, até que o cantor a convenceu de encontrar com ele no show seguinte. Ela foi, e dois dias depois, eles se encontraram.

KissElvis18

KissElvis17

KissElvis16

KissElvis15

Segundo Barbara, ela quase desmaiou quando o viu, de tão belo que era o Rei do Rock. Ainda assim, ela resistiu às suas investidas, que duraram o dia todo que passaram juntos. Sim o mundo era ainda mais machista na década de 1950.

A famosa foto foi tirada instantes antes de um show, a poucos metros da entrada para o palco.

KissElvis8

Elvis tentou beija-la, ela não deixou, mas ele conseguiu encostar sua língua na dela. Complicado né? Como olhar para estas imagens e para essa história sem sentir o peso do machismo? Impossível.

Por mais que Barbara não tenha se incomodado com nada, por mais que diga que Elvis foi um amor. É impossível olhar para estas imagens sem identificar traços evidentes da cultura do estupro.

Ele ainda tentou convence-la a ir para Nova Iorque, mas ela explicou que tinha um namorado. Ele a levou até a estação de trem, para que voltasse para casa, e eles nunca mais se viram.

KissElvis7

KissElvis6

Os pontos controversos da serie não terminam por aí. Além das tentativas de ‘roubo de beijo’, que hoje sabemos com clareza ser uma modalidade de assédio, há ainda algumas fotos surreais em que Elvis parece estar enforcando a jovem.

Brincadeira ou não, a verdade é que imagens como essas, principalmente vindas de um grande ícone da música, ajudaram a reforçar através dos anos um modelo de masculinidade que agride, desrespeita e força a barra, além é claro de disseminar a cultura do estupro em escala global.

Foi só o Elvis? Claro que não! Mas não podemos lembrar esta série fotográfica sem problematizar né não? 😉

KissElvis5

KissElvis14

KissElvis13

KissElvis12

KissElvis11

KissElvis10

KissElvis9

Alfred Wertheimer, o fotógrafo por trás da imagem, tirou outras dezenas de fotos no dia. Hoje Barbara acha graça em lembrar do dia em que passou com o rei, e adora assinar sua famosa foto para fãs do cantor – um marco da história, que começou com um mero desafio juvenil.

Naquela época não tínhamos as informações e os questionamentos de hoje, mas fica a reflexão. Afinal de contas, as estrelas tem sim muita responsabilidade na imagem que passam para o resto do mundo.

KissElvis1

KissElvis4

© fotos: Alfred Wertheimer

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Conheça as 10 vencedoras do concurso que premia os melhores fotógrafos de viagem independentes