Debate

Festival britânico oferece controverso serviço de ‘teste de drogas’

por: Redação Hypeness

Uma das mudanças fundamentais que a descriminalização ou legalização das drogas sugerem é de tornar o que hoje é uma questão policial em uma questão de saúde – especialmente diante do fato de que está mais do que provado que combater criminalmente as drogas não diminui em nada o uso de forma geral. O festival de música inglês Secret Garden Party resolveu assumir esse aspecto e, em sua última edição, ofereceu um serviço tão especial quanto controverso: um teste de drogas, para que as pessoas possam saber a qualidade da droga que irão ingerir.

SGP3

Pois esse é um dos diversos problemas que a criminalização traz: o fato de não existir qualquer controle oficial a respeito da qualidade das drogas ingeridas. A premissa foi de que, visto que muitas pessoas irão se drogar, é melhor que o façam de forma segura. Assim, o festival permitia que, antes de se tomar a droga, o usuário soubesse justamente a real qualidade do produto, se estariam ingerindo substâncias ruins, ou mesmo perigosas. Ao fim, é dada à pessoa o direito de levar a droga, joga-la fora ou destruí-la.

SGP1

SGP6

Para que tal iniciativa desse certo, os organizadores entraram em acordo com a polícia, que se comprometeu a somente destruir as drogas que lhe fossem entregues – a polícia topou o acordo, e o teste foi um sucesso. Outros festivais já haviam realizado esse tipo de teste, e novos festivais por vir também o farão na Europa.

SGP7

Priorizar a saúde e a pessoa em detrimento de qualquer sentido inócuo de justiça criminal é a premissa fundamental para se revisar uma guerra que claramente não está melhorando em nada a difícil e ancestral relação do ser humano com o uso de drogas.

SGP5

Secret Garden Party 2015

The Infamous Paint Fight

© fotos: divulgação/Vice

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Depilação facial com cera quente vira febre nas redes e pesadelo de dermatologistas