Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Enquanto vivemos nossas vidas sob uma série de restrições, exigências, pressões e compromissos diante da necessidade de se ganhar dinheiro e pagar nossas contas, arrumar nossa casa e cuidar do espaço sob um telhado que decidimos que é nosso lar, há um grupo de pessoas por todo o mundo que ignora grande parte dessas determinações, e simplesmente vê o mundo e o movimento como seu lar. São os nômades, pessoas que vivem de carona para cima e para baixo, guiados pelo desejo e pelas necessidades imediatas, sempre com o pé na estrada, sob suas próprias regras.
Por seis anos o fotógrafo americano Michael Joseph registrou os nômades dos EUA em retratos íntimos, transformados numa série batizada de Lost and Found, ou Achados e perdidos. Os nômades de Joseph são contemporâneos, mas a tradição existe desde sempre em todas as épocas – e os de hoje se inspiram nos beats dos anos 1950, nos hippies dos anos 1960, e assim sucessivamente.
Joseph procura não romantizar a vida nômade, e ressalta que não se trata de uma experiência fácil, sempre sujeita à violência, a se machucar, ao uso de drogas, à fome e outras necessidades, além de eventuais acidentes. A recompensa, porém, é poder testemunhar a natureza em sua forma mais intensa e bela, além de não se submeter às durezas e dores de cabeça da vida tradicional.
O próprio fotógrafo reconhece a força que uma vida nesse estilo possui. “Quando viajo sozinho para fotografar, é quando me sinto livre”, ele diz. “É como eu escapo. Não sei o que vou encontrar, com quais viajantes vou me reunir, ou como tudo se transformou”.
Não saber parece ser uma das maiores virtudes dos nômades, em absoluto contrassenso com a necessidade de controle que temos de nossas vidas – uma das coisas que talvez a vida em permanente movimento tenha a nos ensinar.
Todas as fotos © Michael Joseph
Publicidade
Só de abrir seu computador ou conectar-se via wi-fi ou 3G em outros países, você já percebe que a qualidade da...
Todo mundo conhece alguém que parece um ‘saco sem fundo’, aquela pessoa que come, come e continua com fome. Ou...
Todo dia é um bom dia para se tomar sorvete. Mas há um dia oficial, e ele está chegando. No dia 23 de setembro é...
A vontade de mudança de um só homem acabou fazendo a diferença na vida de centenas de pessoas. Hans Dieter Temp é...
O Google parece decidido a apostar seu futuro na inteligência artificial – e, no mesmo sentido, o futuro do planeta,...
A artista húngara Bogi Fabian sempre demonstrou uma criatividade única. Depois de transitar por diferentes estilos,...
Enquanto para a maioria de nós a tecnologia e a robótica servem para melhorar e agilizar nossas vidas, a inventora...
Para a maioria de nós, ficar de pé e caminhar são gestos tão básicos que não conseguimos sequer imaginar como a...
Corrigir uma palavra ou editar um texto no iPhone, com nossos dedos imensos diante de suas teclas diminutas, costuma...