Hypeness
Menu Fechar
Fechar
por: Vitor Paiva
Quem hoje pensa em Nova Iorque como um lugar de forma geral seguro e suficientemente organizado pode não acreditar que em um passado relativamente recente a cidade era exatamente o oposto. Violenta, perigosa e caótica, a Nova Iorque do final da década de 1970 e início da década 1980 era uma cidade em permanente estado de alerta e abandono. Os crimes aconteciam principalmente no que hoje é um de seus símbolos de civilidade: o metrô.
Para quem duvida, o fotógrafo suíço Willy Spiller registrou a atmosfera sombria e ameaçadora dos trens que cruzavam o subsolo de Nova Iorque há cerca de 40 anos.
Morador entre 1977 e 1984, Spiller registra um momento complicado e ao mesmo tempo efervescente da cidade, e se seus registros mostram o clima de perigo que rondava os trens e estações, ele também pôde testemunhar o nascimento do punk, do rap e da cultura do grafite.
O índice de crimes violentos no metrô era tão alto quem, em 1980, mais de 2 mil policiais rondavam o sistema de transporte metroviário dia e noite. As fotos que Spiller tirou do metrô da época foram reunidas em um livro cujo título parece sintetizar a impressão que provocam: Hell on Wheels, ou ‘Inferno Sobre Rodas’.
Há quem defende que, apesar da evidente melhora na situação social de Nova Iorque de então para hoje, a cidade antes possuía uma aura, uma excitação, uma personalidade que para sempre se perdeu. As imagens mostram uma total precariedade e certo clima de perigo, que parece ser proporcional à naturalidade com que os nova-iorquinos da época conviviam com a cidade como tal.
Mais do que revelar um passado sombrio, as fotos de Spiller parecem trazer a tona, junto com a sombra, uma identidade profunda de uma das cidades mais interessantes do mundo – e que, até ontem, era também uma das mais perigosas.
Todas as fotos © Willy Spiller
Publicidade
A história de Katie Kirkpatrick é de 2005, mas um tamanho exemplo de coragem e vontade de viver nunca está...
Tem gente que acha que o nascimento de uma criança é sinônimo de congelar planos e sonhos. Mas tem gente que pensa...
Marieke van der Velden é uma fotógrafa que tem chamado atenção por conta de uma série de fotos criativa: piscinas...
Em todas as religiões, há casos de pessoas que decidem dedicar as suas vidas à busca da espiritualidade. Na Índia,...
Sempre falamos por aqui sobre a importância da adoção de animais, afinal, nós somos apaixonados pelos bichanos....
Todos os anos, cerca de 50 mil pessoas se reúnem em um deserto no estado de Nevada, nos EUA, para participar de um dos...
Filho de uma lavadeira de roupas e um estivador. Nascido e criado na periferia de Salvador. Lázaro Roberto sempre se...
O primeiro passo para ir ao encontro com a felicidade de outras pessoas foi abandonar a carreira de 10 anos como...
Califórnia, 17 de julho de 1955. Walt Disney tornava concretas as fantasias que ele havia criado em sua mente, criando...
Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.