Inovação

Fotos incríveis mostram o trabalho do primeiro tatuador britânico ainda na era Vitoriana

por: Redação Hypeness

Patrocinado por:

Publicidade Anuncie

Se hoje as tatuagens são tão comuns quanto brincos e colares em corpos pelo mundo, houve um período em que elas simplesmente não existiam para os lados de cá do planeta.

A história de Sutherland Macdonald é exemplar para se entender a chegada da técnica de marcar a pele com desenhos, especialmente no ocidente. Em 1889, ainda na Inglaterra vitoriana, Sutherland abriu o primeiro estúdio de tatuagens do país – e por quatro anos permaneceu sendo o único tatuador oficial, a possuir um estúdio e cobrar por esse serviço, em toda a Inglaterra.

Sutherland9

Desde 1880, porém, quando o navegador James Cook viajou ao pacífico sul (e tomou conhecimento do hábito dos povos da polinésia de tatuarem o próprio corpo) que as primeiras tatuagens começaram a surgir na sociedade inglesa de então – mas Sutherland foi o primeiro a fazer disso uma profissão de fato. No início seu processo era manual, até que em 1894 ele desenvolveu, patenteou e começou a trabalhar com uma máquina elétrica.

Sutherland7

Seu pioneirismo ainda vai além: Sutherland é reconhecido como o primeiro tatuador a utilizar o verde e o azul em seu trabalho. Acima de tudo, porém, o que espanta de fato é seu talento. Visto como um homem gentil, inteligente e articulado, Sutherland foi também responsável por tatuagens espetaculares, belas e fortes, capazes de impressionar até hoje pela qualidade dos traços e pelo resultado final.

Sutherland8

Sutherland10

Sutherland6

Sutherland5

Sutherland1

Sutherland2

Sutherland3

Sutherland4

Todas as fotos © Sutherland Macdonald

Publicidade Anuncie


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.


X
Próxima notícia Hypeness:
McDonald’s: Novas versões do Gran McNífico terão 2 andares ou até 10 fatias de bacon