Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Nascer albino na Tanzânia é como ter uma etiqueta marcando seu preço. Feiticeiros locais utilizam partes do corpo de crianças com a condição em rituais, o que leva algumas pessoas a “caçar” meninos e meninas em troca de dinheiro. A fotógrafa holandesa Marinka Masséus criou uma bonita série para chamar atenção para o assunto.
O albinismo é uma condição genética causada pela falta de melanina, pigmento que dá cor à pele, cabelos e olhos. No mundo, estima-se que 1 em cada 20 mil pessoas nasce assim. Na África subsaariana a proporção é bem maior, e a Tanzânia se destaca ainda mais, com um bebê albino a cada 1400 nascimentos.
Cientistas acreditam que a concentração maior de albinos na região tenha a ver com a consanguinidade – relacionamentos entre pessoas das mesmas famílias. Enquanto muitos moradores do país acreditam que as crianças com a condição sejam fantasmas que trazem azar, feiticeiros usam que partes de seu corpo em poções para dar sorte.
Assim, caçadores sequestram crianças e amputam braços e pernas, além de arrancar olhos e até genitálias para vender. Segundo a ONU, há quem acredite que, se o albino estiver gritando durante a amputação, seus membros ganham mais força nos rituais.
Marinka Masséus conheceu o problema e decidiu criar uma série fotográfica para que mais pessoas fiquem sabendo do que acontece na Tanzânia. Segundo ela, há famílias que matam recém-nascidos com albinismo para evitar maldições. Outras mandam as crianças para crescer afastadas da sociedade, em condições precárias.
“Quis criar algo visualmente chamativo para mostrar a beleza das crianças albinas e passar uma mensagem positiva, de esperança, aceitação e inclusão”, diz Marinka. “Meu objetivo foi fazer imagens que prendessem a atenção das pessoas, tocando seus corações ao mesmo tempo em que levasse a mensagem adiante”, completa.
Todas as fotos © Marinka Masséus
Publicidade
A nudez ainda é vista como um tabu em nossa sociedade e a fotografia é uma ótima maneira de explorar nossa relação...
Nas Ilhas Salomão, um país localizado na no Oceano Pacífico, cerca de 10% da população nativa, de pele negra, tem...
Um filhote de primata de uma espécie rara vinda do norte do Vietnã, o macaco-folha-de-françois, foi acolhido pelo...
Um antigo provérbio inglês diz que as crianças deveriam "ser vistas, mas não ouvidas", ao se referir ao...
Erramos ao não encontrar beleza na típica selva de pedra das grandes cidades. Lutando contra isso, o fotógrafo...
Depressão nem sempre é apenas uma fase e muito menos frescura. Cerca de 350 milhões de pessoas mundo afora são...
Já pensou se no seu cartão de visitas estivesse escrito “Fotógrafo Oficial da Casa Branca”? Pois esse é o cargo...
Já sabemos que cachorros são ótimos modelos pra ensaios fotográficos. Mas os resultados são sempre tão diferentes...
O fotógrafo russo Daniel Kordan é um mestre em fotografar o cosmos. Recentemente, ele retornou de uma viagem à...