Hypeness
Menu Fechar
Fechar
por: Vitor Paiva
Ainda que o mundo pareça cada vez mais mal da cabeça, com intolerâncias, preconceitos, violências e afins surgindo e ressurgindo como sinais de um verdadeiro apocalipse intelectual, emocional e humano global, volta e meia um gesto, uma imagem, um sorriso ou uma foto nos fazem retomar alguma esperança na humanidade. É o caso da fotografia de uma jovem escoteira, firme e feliz resistindo frente a uma marcha neonazista na República Tcheca.
Altiva, firme, feliz e superior, a escoteira Lucie se postou impassível ao redor dos cerca de 300 manifestantes – a palmos de distância de um deles – do Partido Trabalhista da Justiça Social, uma organização de extrema direita com orientação neonazista, no último 01 de maio. O registro, tirado pelo fotógrafo Vladimír Cicmanec, rapidamente viralizou na internet, tornando-se símbolo da proposta de uma resistência alegre e festiva à marcha.
O slogan proposto pelos moradores de Brno, onde a passeata ocorreu, dizia: “Você não pode saudar os nazistas se está se divertindo”, e a proposta foi de que, no lugar de bloqueios ou enfrentamentos, as pessoas dançassem e cantassem em volta dos neonazistas que marchavam. E as jovens escoteiras e escoteiros da região se juntaram a essa resistência festiva.
Uma nota da Organização Mundial do Movimento Escoteiro esclareceu perfeitamente a intenção, e a contundente e emocionante força da imagem de Lucie, sua juventude, brilho e força diante da cinzenta e vazia expressão do neonazista à sua frente: “Pessoas de todas as idades, entre elas escoteiras, foram às ruas durante a marcha de extrema direita ontem, para expressar seu apoio a valores como diversidade, paz e entendimento. Criando um mundo melhor!”.
Basta olhar para a foto para se ter certeza, diante do triste homem ou da coragem de Lucie, qual mundo havemos de querer.
© fotos: Vladimír Cicmanec
Publicidade
O mundo mudou e, ainda que nem toda mudança pela qual passamos seja bem-vinda, essa é uma boa notícia: hoje uma...
Apesar de suas personalidades incríveis, os gatos negros ficam mais tempo em abrigos de animais do que seus os felinos...
Quantas vezes já respondemos com o silêncio aos assédios no ambiente corporativo por precisar de um trabalho? Bem, o...
Foram necessários 70 anos para um elefante do sexo feminino sentir o significado da palavra liberdade. Gajraj vai...
Nunca é tarde para amar! Nem para se descobrir, e muito menos para quebrar tabus relacionados a idade, sexualidade e...
Quando voltavam de um final de semana em Bertioga, em abril de 2017, Fidelcino Artico e Adilce Breijão descobriram que...
O Brasil é um dos países que mais exclui travestis e transexuais. Segundo a Rede Nacional de Pessoas Trans do Brasil...
É difícil não se encantar por um cachorrinho fofo implorando para receber carinho. No entanto, você já parou para...
Os fãs de futebol brasileiro não possuem muitos motivos para comemorar. Pelo contrário, em alguns estados vigora a...
Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.