Sustentabilidade

Horta hidropônica: conheça alguns vegetais que podem ser replantados numa vasilha com água

por: Redação Hypeness

Sabe quando você termina de cozinhar e percebe que sobraram restos de diversos vegetais? Ao invés de jogá-los no lixo, você pode replantá-los usando apenas um vasinho. A gente conta como fazer isso com alguns vegetais que todo mundo tem em casa.

Cebola

Corte a parte debaixo da cebola e plante-a em um vaso com terra úmida. Em algum tempo, novos brotos irão surgir e será necessário separá-los para replantar em um vaso maior.

vegetais1

Foto e instruções completas: Instructables

Alface, repolho e aipo

Para ter uma salada sempre fresquinha na horta de casa, basta colocar a parte branca do talo (aquela que iria fora) em uma tigela rasa de água, deixando as pontas das raízes submersas. Será necessário deixar a planta no sol e molhar as extremidades quando necessário. Em uma ou duas semanas novas folhas já deverão ter aparecido e as plantas podem ser transportadas para o solo, sem esquecer de deixar as folhas novas de fora.

vegetais2

Foto: Threepsandq

Batata

Sabe aqueles brotos que começam a nascer nas batatas? Para replantá-los, você precisará cortar a batata em pedaços com um broto em cada um. Plante os pedaços em um vaso com terra a cerca de 8 centímetros de profundidade, deixando o rebento para cima.

vegetais3

Foto via

Alecrim, Hortelã e Manjericão

Selecione algumas ramas do vegetal escolhido e coloque-as em um copo ou vaso com água. Troque a água de dois em dois dias até que raízes comecem a crescer. Quando elas estiverem com cerca de dois centímetros, já é possível transferir a muda para um vasinho com terra.

vegetais4

Foto via

Rúcula

Como a maioria dos supermercados vende rúculas com raízes, basta separá-las das folhas e plantar a raiz em um vaso. Em cerca de três ou quatro semanas você já pode colher novas plantas. Simples assim.

vegetais6

Foto via

Abacaxi

Corte a coroa do abacaxi tomando cuidado para não deixar restos de polpa da fruta. Retire também as folhas exteriores da coroa e deixe secar por cerca de três dias. Após esse período, coloque-a em uma vasilha com água, que deverá ser trocada todos os dias. Quando começarem a aparecer raízes (após 2 ou 3 semanas), é só plantar a coroa em um vaso grande ou diretamente no solo.

vegetais5

Foto via

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Cozinheira vegana compartilha e-book gratuito com receita de leites vegetais e seus resíduos